quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tortinha Caseira

Quentinhas com café ou chá essas tortinhas são magníficas,  massa crocante e que derrete na boca, escolhi o recheio de canela bem aromático e delicioso...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 14 tortinhas.
Fonte: Smitten Kitchen.

Tortinhas (Massa) 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (eu usei + 5 colheres de sob. rasas p/ dar o ponto)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de manteiga sem sal em cubos (usei  só 6 colheres de sopa de margarina comum, e eliminei o sal)
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de leite
1 ovo grande para pincelar (pincelei somente com as gema e congelei a clara)

Recheio (Canela)
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 + 1/2 colheres (chá) de canela em pó
4 colheres (chá) de farinha de trigo

Recheio (Geleia)
3/4 xícara (chá) de géleia de seu sabor preferido
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de água

Recheio de Canela
 Em uma tigelinha misture a canela, o açúcar e a farinha peneirados e reserve.
Recheio de Geleia
 Em uma panelinha, misture a geléia, o amido de milho e a água. leve ao fogo para ferver e cozinhe, mexendo por 2'. Retire do fogo e deixe esfriar para utilizar.
Massa
 Misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e trabalhe a massa com as pontas dos dedos até que a manteiga não fique mais visível, a mistura fica úmida quando apertar e ela ficar unida, adicione então, o ovo e o leite, a massa vai parecer desandar então dê o ponto utilizando as 5 colheres de sob de farinha de trigo. Divida  a massa ao meio e se não for usar imediatamente embrulhe-a em papel filme e leve à geladeira por até dois dias.
Montagem
 Abra a massa em superfície levemente enfarinhada com o auxílio de um rolo, corte retângulos pequenos, coloque uma colher de chá do recheio de sua preferência no centro da massa e feche com outro retângulo do mesmo tamanho por cima, aperte as bordas com um garfo bem firme, ponha na assadeira untada e polvilhada, fure com um garfo a superfície de todas as tortinhas e leve à geladeira por cerca de 30', preaqueça o forno à 180ºC.
Retire as tortinha da geladeira, pincele com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 20' a 25', polvilhe com açúcar e canela depois de pronto (opcional).

Bom apetite...

12 comentários:

Joana G. disse...

amigaaaa!
eu também vi essa tortinha e babei... já está na minha lista de futuros testes! =)

beijinhos!

Nice & Ana disse...

Jô, faça então minha amiga, pois vc vai adorar, é uma delícia, super delicada, vale a pena eu amei, bjkas querida, ;)...

Pam disse...

haha, nessa vc foi mais rápida que eu, pois salvei ela pra fazer também...pois eu amo Pop Tarts, eu comia quando eu morava no Canada, aí quando vi a receita, já marquei pra fazer...hehe...que bom q vc gostou

Nice & Ana disse...

Pam, acho que hoje todo mundo correu no SK, muito bom mesmo essas tortinhas, vc come uma depois outra e assim vai, é uma loucura, bjkas querida, ;)...

Roberta M. disse...

Que delicia Ana, será que fica boa com chocolate e se sim, como vc acha que deveria ser feito....eu nunca sossego, sempre invento alguma coisa rsss, beijocas

Nice & Ana disse...

Fica sim Rô querida, com chocolate com nutella, pode fazer sem medo de ser feliz se vc for usar chocolate em barra apenas derreta ele em banho-maria com um pouquinho de leite para que fique pastoso e vc possa espalhar melhor por toda a massa, bjkas queridona, ;)..

Dani Etoile disse...

Oi Ana que delícia!!!
É bom porque dá para variar bem o recheio, né?
Bj
Dani

Sónia Meirinho disse...

ficaram lindas!!!! beijos

Marly disse...

Essa vai direto pro topo da minha lista de 'a fazer', rsrs.

Beijinho e bom fim de semana

ELIZABETE disse...

Vim conhecer seu blog e adorei as receitas as fotos... Venha me visitar no APRSSADOS. Bjos!

ideias vestíveis disse...

Que máximo esse blog só de receitas :D
já estou seguindo e vou favoritar também haha to procurando tudo que tenha a ver com cozinha, preciso aprender ;D

:***

Nice & Ana disse...

*Dani: Verdade amiga, opções sempre são tudo de bom mesmo, a gente não precisa ficar retida de fazer caso falte alguma coisinha, bjkas querida, ;)...

*Sónia: Obrigada querida vc é muito gentil, ;)...

*Marly: Com certeza amiga, eu tbém já passei ela p/ primeira de minha lista logo quando vi, bjkas, ;)...

*Elisabete: Obrigada pela visita querida, fico muito feliz que tenha gostado, vou te visitar sim com certeza, bjkas, :)...

*Natália: Fico feliz que vc tenha gostado, muito obrigada, com certeza vc vai aprender muitas coisas nesse universo culinário, ;)...