terça-feira, 29 de junho de 2010

Nhoque a Bolonhesa

   Bem diferente na textura do que o nhoque habitual, pois a batata é assada, ao invés de cozida, eu fiz meu molho bolonhesa preferido gosto de fazer o molho de um dia para o outro, pois fica mais saboroso...

Medidas: Balança + kit de colheres medida.
Rendimento: 10 porções.
Fonte: Comidas Ig.

1 kg de batatas
2 colheres (sopa) rasas de sal grosso
250g de farinha de trigo
5 gemas
180g de parmesão ralado
80g de manteiga (usei margarina)
noz moscada a gosto

Medidas: Balança + kit de colheres medida.
Rendimento: 8 porções.
Fonte: Panelinha.

1kg de tomates
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 folha de louro
1 litro de água
2 colheres (sopa) de óleo

500g de carne moída
1 cebola picada
1 dente de alho picado
50g de bacon em cubinhos
suco de 1/2  limão
folha de louro
1/2  colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de extrato de tomate
500 ml de molho de tomate (a receita acima)

 Coloque as batatas em uma assadeira larga de modo que não fiquem amontoadas com uma leve camada de sal grosso por cima e asse em forno médio até ficarem macias e cozidas (teste com um garfo). Passe as batatas em uma peneira (eu usei espremedor de batatas), formando um purê. No mesmo recipiente do purê, adicione a farinha de trigo, as gemas, o parmesão, a manteiga e a noz moscada e mexa até desgrudar das mãos (massa ótima, desgruda fácil das mãos).
Faça rolinhos compridos e corte em pedaços pequenos. Cozinhe os nhoques aos poucos em água abundante e sal. Quando as bolinhas de massa subirem, retire-as da panela com a ajuda de uma peneira. Em seguida, mergulhe a peneira em um recipiente com água e gelo para interromper o cozimento, escorra e reserve.
 Com uma faquinha corte as tampas dos tomates, depois corte-os em quatro.
Numa panela, coloque o óleo e leve ao fogo baixo para aquecer. Acrescente a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente o alho e refogue por mais 1'. Junte os tomates, o extrato, o louro e os temperos restantes, misture com uma colher.
Adicione a água e deixe cozinhar por cerca de 20'. Transfira para o liquidificador e bata por 30''. Passe por uma peneira e despreze o bagaço. Leve ao fogo novamente por 15', e reserve.
 Numa tigela, tempere a carne com sal, pimenta e o suco de limão.
Numa panela, frite o bacon por 2', ponha a cebola, depois o alho. Acrescente a carne moída (solte com um garfo), mexa até dourar e ficar bem soltinha. Junte o molho de tomate feito acima e os temperos restantes. Deixe cozinhar por mais 4', despeje sobre o nhoque, polvilhe parmesão se quiser, e sirva em seguida.

Bom apetite...

15 comentários:

Monica disse...

Aninha! Perfeita sua receita, amiga!! Só vc mesma! Esse molho caseiro deve ficar uma maravilha heim! A Maura do blog trainee de cozinheira tinha me falado desse nhoque de batatas assadas que ela viu o Claude Troisgrau fazer. Achei bem interessante porque não tem perigo de a massa amolecer ne?
Bjk

Rose disse...

Ana, adoro nhoque e essa maneira de fazer é diferente...confesso que as vezes tenho preguiça mesmo e olha que to com um tanto de batatas que preciso dar um fim nelas kkkk quanto ao molho a bolonhesa não sou muito fã de carne moida, mas até comeria de tão apetitoso que tá me parecendo...Bjinhus!!!

Nice & Ana disse...

♥ Mônica, obriga querida, esse molho é o bolonhesa predileto aqui de casa, pediu molho bolonhesa só sai ele, essa receita de nhoque eu recebi através de feed do Ig Gourmet, mas é sempre bom a gente saber que tem mais gente que testou, eu resolvi testar, menina é uma loucura super delícia, não fica mole de jeito algum, faz um dia p/ vc ver, com certeza vai ser sucesso total, bjkas enormes amiga!!!, ;)...

♥ Rose, é verdade amiga, dá um certo trabalho mais de vez enquando, quando bate a disposição e a inspiração a gente faz, fico lisonjeada por vc abrir mão em experimentar o meu molho bolonhesa, obrigada querida!!!, bjkas enormes, ;)...

Cerejas Cintilantes disse...

hummm adoro! ^.^

Roberta M. disse...

Amo nhoque e hoje é o dia!!! beijos querida uma linda semana e volto logo

Marly disse...

Aninha,
Com a batata assada com certeza o nhoque deve ficar mais firmezinho e saboroso. O aspecto do prato é delicioso! Eu também acho que certos pratos ficam melhores no dia seguinte, rsrs.

Iliane disse...

eu amo nhoque..e essa sua receita é bem diferente ...e eu amei..tô levando comigo..bjo enorme...li

CARLINHA disse...

Que chiquetosa a nova carinha do blog, não tinha visto ainda, rs...

Flor, esse nhoc (como minha vó escrevia) deve ser muito bom...

Hj tô enlouquecida lá na cozinha, fazendo feijoada.

Bjosssssss

Dani Etoile disse...

Ana, nhoque é minha perdição, meu quebra dieta rsrsrsrs!!!
Beijinhos, Flor,
Dani

Yokohama disse...

Eu amo nhoque, mas quase ninguém faz pra eu comer hihi Agora eu mesma posso tentar fazer hehe :D
Obrigada pela receita!

Nice & Ana disse...

♥ Érica, amiga!!!, verdade é muito bom mesmo bjkas, ;)...

♥ Rô, verdade amiga hj é dia, tbem amo nhoque, vou esperar vc e suas novidades no bloguinho com muitas saudades queridona, linda semana p/ vc tbem, ;)...

♥ Marly, ficou maravilhoso mesmo querida, foi sucesso total!!!, bjkas, ;)...

♥ Li, amiga, pode levar e fazer queridona vc vai adorar, bjkas, ;)...

♥ Carlinha, obrigada querida, dei uma repaginada no visual do cantinho, é bom sim amiga e bota bom nissso, hummm!!! que delícia feijoada, guarda um pratinho p mim, viu?!!!, rsrsrsr!!!, bjkas, ;)...

♥ Dani, que bom te receber aqui querida, espero que sua viagem tenha sido maravilhosa, amiga de vez em quando a gente quebra um pouquinho a dieta, depois recupera, rsrsrsr!!!, bjkas, ;)...

♥ Yoko, eu tbem tenho que fazer p/ mim amiga, a mamãe diz que p/ essas coisa eu tenho jeito e uqe o negócio dela é comidinha caseira, o trivial básico, entende?!!!, modéstia dela, rsrsr!!!, com certeza vc vai acertar amiga, pois é super fácil de fazer, foi a receita mais prática de nhoque que já fiz, bjkas, ;)...

naomemandeflores disse...

Olha Ana, confesso que nunca fiz nhoque porque tenho medo da trabalheira! Rs... Mas o seu tá lindo demais!

Nice & Ana disse...

♥ Cam, eu tbem faço vez ou outra pois dá um certo trabalhinho, ainda bem que compensa, obrigada pelo elogio amiga fico super feliz que vc tenha gostado, bjkas, ;)...

SUELY PERES disse...

Adoro nhoque e vc caprichou em tudo na receita e nas fotos para nos acabar do lado de cá.

Amiga, passei também para te informar que seu blog foi o sorteado hoje la no Culinaria dos Amigos e uma receita sua foi postada la. Espero que fique feliz por fazer parte de nosso espaço. passa la e confere. beijinhos

Nice & Ana disse...

♥ Su, obrigada amiga a gente sempre faz com carinho aí fica bonitinho, rsrsrsrs!!!!
Menina eu adorei ver minha receitinha lá na Culinária dos amigos, fiquei super emocionada e feliz, bjkas grandes e mais uma vez obrigada queridona, ;)...