sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bolo de Iogurte e Limão com Calda de Amoras

   Era de achar amoras frescas para fazer a calda, mas como o tempo foi passando e nada das benditas amoras darem as caras,  resolvi improvisar usando geleia de amoras mesmo...

Medidas: Kit de  xícaras medida 240 ml + balança + kit de colheres medida.
Rendimento: 6 a 8 porções.

1 xícara (chá) de iogurte natural integral 
1/3 xícara (chá) de óleo vegetal
raspas da casca de 1 limão
2 ovos
1 + 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 + 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/4  xícara (chá) de suco de limão

340g de amoras frescas (usei 1 pote de geleia de amoras)
1/4  xícara (chá) de água
3 colheres  (sopa) de açúcar (não usei)
1 colher (sopa) de suco de limão


 Aqueça o forno 180ºC. Unte uma fôrma de bolo e forre com papel manteiga..
Em uma tigela, misture, o iogurte, o óleo, o açúcar, as raspas de limão e o suco de limão. Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, acrescente aos poucos à massa de iogurte.  Mexa com uma colher apenas para incorporar.
Despeje a massa na fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 35' a 40', faça o teste do palito. Deixe esfriar na fôrma por cerca de 10'. Desenforme e deixa esfriar sobre uma gradinha.
Calda 
Misture as amoras, a água, o açúcar e o suco de limão no liquidificador ou processador de alimentos, até obter um  purê liso, passe por uma peneira. Cubra e leve à geladeira até esfriar. No meu caso como usei geleia pronta, apenas misturei a geleia com o suco de limão e a água e despejei sobre o bolo.

Bom apetite...

11 comentários:

CARLINHA disse...

Só o nome é chiquérrimo...
Adorei o bolinho!

Flor a feijoada ficou boa, um tantinho salgada (pra mim que não gosto de sal nenhum), mas o pessoal aqui de casa se deliciou...

Bjos

Rose disse...

Muito chique esse bolo, literalmente está vestio pra festa...adoro amoras, mas aqui nem frescas nem em geleias oh coisa dificil de encontrar...afff
Tava aqui imaginando o gostinho do iogurte, o limão e essa caldinha ai amiga bem que podia me mandar um pedacinho né??? snif snif
Bjinhus!!!

Nice & Ana disse...

♥ Carlinha, amiga!!!, obrigada, ficou delicinha, que sucesso de feijoada, eu tbem não gosto de comida muito salgada, no caso da feijoada eu dou uma escaldada nos salgados, eu prefiro que falte sal, rsrsrs!!!, bjkas enormes e lindo fim de semana p/ vc, ;)...

♥ Rose, obrigada querida, realmente a gente baba nessas receitas com frutinhas que para nós são "exóticas", mais são dificéis de se encontrar que só, as vzs se tem sorte senão o caso e adptar, te ofereço um pdacinho virtual viu amiga?!!!, bjkas enormes e lindo fim de semana p/ vc queridona, ;)...

Monica disse...

Aninha! Como sempre uma receitA MARAVILHOSA! Fico boba de como vc consegue preparar tantas delícias, menina.Ah, se eu morasse perto de vc! rssss
bjk

Fábio disse...

Gostei muito do seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie ele para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

Roberta M. disse...

Anita, esse bolo é tudo de bom, já fiz algumas vezes e sempre funciona e fica fofinhooo, agora a calda deu um toque glamour total rsss, beijos e bom final de semana lindona, e para Mamis Nice tb!!

Dani Etoile disse...

Esse bolinho está um show... E a cobertura... Hummmm rsrsrsrs
beijo,
Dani

Nice & Ana disse...

♥ Mônica querida muito obrigada pelos elogios com certeza se morassemos pertinho vc seria convidada cativa para degustar meus pratinhos, bjkas queridona e lindo fds, ;)...

♥ Fábio, adorei a dica querido vc é muito gentil, passarei lá para fazer o cadastro, abs e ótimo fds p/ vc, :)...

♥ Rô amiga!!!, verdade com esse bolinho não tem errada a calda de amoras além de dar glamour, deu um toque especial ao gostinho de limão do bolinho, bjkas amigona e Mamis, assim como eu mandamos bjkas enormes no seu ♥ tbem!!!, ;)...

♥ Dani queridona obrigada pelos elogios, adoro quando vc me visita vc é muito chique amiga, bjkas enormes e lindo fds p/ vc e family, ;)...

Yokohama disse...

Amiga, me dá logo um tiro e me mata! hahaha xD
Amo amoras, mas é difícil demais de encontrar (achei no supermercado há uns dois meses atrás, pena que não tinha a receita ainda hihi)
Arrasou! Lindo demais esse bolo :D~~

Bom final de semana! Bjos

Juliana disse...

Ana! O que é este este bolo?! Amei a receita, parece que foi feita sob medida para mim, sou louca por bolo de limão e amora é a minha fruta vermelha preferida! Não ando muito doceira, pois estou de mal com a balança, mas esta receita foi pra lista! Um dia faço! Beijos, Ju

Nice & Ana disse...

♥ Yoko amiga, vou torcer muito p/ vc achar novamente amoras e fazer esse bolinho com certeza vc vai amar, obrigada pelos elogios queridona e linda semana p/ vc, ;)...

♥ Ju, eu tbem sou fã dos cítricos e achei a mistura fantástica não fica muito doce, acho que até com as amoras frescas deve ficar mais azedinho pois a calda leva pouco açúcar e um pouquinho de suco de limão, fico muito feliz que vc tenha gostado, sei bem como é controlar a balança, mais vez ou outra a gente abre uma exceção, rsrsrsr!!! bjkas enormes e linda semana p/ vc queridona, ;)...