domingo, 12 de setembro de 2010

Tartin de Banana

   Uma boa sobremesa acompanhada de uma boa bola de sorvete de creme...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + balança.
Rendimento: 6 porções.
Fonte: Mais Você.

Tartin  
200g de açúcar
100g de manteiga (usei margarina)
1kg de bananas d' água descascadas e cortadas em rodelas grossas (+ ou - 1,5cm) e marinadas no suco de 1 limão (eu usei banana prata)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
300g de farinha de trigo
100g de açúcar de confeiteiro
100g de manteiga (usei margarina)
raspas de 1/2  limão
água gelada o quanto baste (+ ou - 3 a 4 colheres de sopa, até dar o ponto da massa)


Modo de Preparo
Recheio
 Numa frigideira grande ou panela grande onde vc possa colocar as bananas em rodelas sem que fiquem sobrepostas,  ponha o açúcar e leve ao fogo médio até caramelar (+ ou - 5').
Adicione a manteiga (100g), as bananas e a baunilha e deixe cozinhar por cerca de 5' (não passe do tempo pois a banana não pode cozinhar demais). Retire a panela do fogo e com uma colher, distribua as bananas, juntamente com a calda que se formou em uma fôrma de 25cm de diâmetro, espalhadas sem sobrepô-las, umas aos lado das outras sem deixar espaço no fundo da fôrma. Reserve, faça a massa.

Massa 
Numa tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga (os outros 100g), as raspas de limão e misture com as mãos, vá adicionando a água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea e desgrude das mãos, fica uma massa super levinha, ótima de trabalhar. Com o auxílio de um rolo de massa, abra a massa entre dois sacos plásticos e coloque sobre as bananas reservadas, fechando bem a fôrma com a massa. Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30', ou até que doure. Retire do forno e desnforme morna. Sirva com sorvete de creme, eu não utilizei o sorvete e fica uma delícia também.


Bom apetite...

18 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

deixa meu povo bananeiro ver esta receita... kkkkkkkk

bjsssssssssss

Fimère disse...

cette recette à base de banane me fait saliver, j'adore
bonne soirée

Iliane disse...

que bom que estás melhor! menina...eu tô babando...literalmente ..na frente do computador!eu amo bananas..e deve ter ficado maravilhoso sim..amei..a receiuta...bjus querida e bom restinho de domingo...li

Sil Faria disse...

Ahhh!!! Quero já!! *-*
Ai desculpa.. me perdi na receita.. mas entao, melhoras!! Espero que essa virose suma de vez logo!! =)
Bjs e bom domingo! E mais uma vez arrasou na receita!!
=)

Joana G. disse...

Ai amiga! que vocÊ melhore por completo, porque faz falta por aqui!
Está lindona sua opção de sobremesa! =)
Beijo e uma ótima semana!

Amehlia Digital ! ® disse...

Prima dimicuore...
Tenho uma queda por bananinhas...e essa daí com nome chique ficou maravilhosa...num bronzeado, né...=)
E essa virose...será q é esse tempo mto seco... a gente sofre e o povo ainda faz queimadas...ô pai!
Uma semana cheia de vitórias procê e minha tia...:]
Um bejim no seu coração!

Marta Benicá disse...

Olá que receita maravilhosa, eu adoro tudo que tenha bananas. Venha me conhecer tb. Vou seguir pq gostei das receitas. Boa semana pra vc.

Aym disse...

Gente isso deve ser uma deliciaaaaaaa *_*
babei aqui, vai chegando a hora do almoço o estomago já começa pedir comida...hmmm
beijos
boa semana.

Camila F. disse...

Hummm...tudo de banana fica uma delícia, né? Adoro! Que bom que você já está melhor, essas viroses são muito chatas!

Beijo! ♥

SUELY PERES disse...

Maravilha de receita amiga, eu adoro qq sobremesa ou prato que leva essa danada de fruta que eu adoro. beijinhos e uma excelente semana

Marly disse...

Oi, Aninha,

Bom saber que você já se recuperou da virose contraída, viu? E voltou com tudo, pois essa torta me fez salivar, ô delícia, rsrs.
Um beijo e boa semana!

Cerejas Cintilantes disse...

humm.como vc é má *-*
adoro receitas com bananas carameladas, apesar de não comer a banana fruta, sozinha, sem nada. haha
essa receita parece muito boa.
eu faço um bolo com bananas carameladas. já vi uma receita aqui, mas na sua vai laranja.vou tentar fazê-la ^^
eu tbm não ando mto boa, será que é virose? melhoras aí. se cuida e toma bastante água :D
bjokas e boa semaninha!!

Sil Faria disse...

Tem selinho pra vcs lá blog!!
Bjsss =)

Copê Gourmet disse...

Olá Ana Querida!
Tudo de bom receitas com bananas né! Amo, mas em casa não tenho "bananeiros" estão não costumo fazer com frequencia...
Amei!
Beijocas
A Copê

Renatinha disse...

Nossa, que foto é essa..Cada vez que passo aqui, tenho um ataque do coração haha!! quero comer tudooo

Amiga, tem selinho pra vc no blog..

http://mileumaopinioesbyrenatinha.blogspot.com/

bjkasss!!

Nice & Ana disse...

♥ Anita, verdade querida, banana é muito bem aceita por todo mundo, rsrsrsr!!!, bjkas, ;)...

♥ Fimère, miel gracê et je l'aimais recette pour muffins salés, ils étaient un luxe, baisers, ;)...

♥ Li, obrigada queridona, a sua sobremes de morango me fascinou, bjkas, ;)...

♥ Sil, obrigada querida, pelos elogios à receita e pelo desejo de melhoras, vc é uma fofa amiga!!!, bjkas, ;)...

♥ Jô, obrigada pelo carinho, com certeza em breve estarei 100%, essa sobremesa foi bem básica, rsrsrsr!!!, bjkas amiga, ;)...

♥ Vinni, prima!!!, bem bronzeada do jeitinho que vc gosta, rsrsrsr!!!, é amiga esse tempo não tá de brincadeira com a saúde da gente, muito obrigada pelo carinho queridona, ;)...

♥ Marta, querida seja bem vinda sempre que quiser, com toda certeza irei te visitar, pode deixar comigo, muito obrigada pelo carinho, bjkas, ;)...

♥ Cami, amiga!!!, verdade, receita com banana é unanimidade, não tem errada, agrada à todos, concordo com vc essas viroses são o ó!!!, bjkas queridona e obrigada pelo carinho, ;)...

♥ Su!!!, obrigada amiga, amei suas tortinhas tbem, ficaram divinas, uam fofura, bjkas, ;)...

♥ Marly, obrigada queridona tanto pelos votos de melhoras quanto pelos elogios à torta, bjkas, ;)...

♥ Érica!!!, que bom te ver por aqui querida, banana é vesátilidade pura né?!!!, vamos combinar, adoro esse bolo que vc faz, minha mãe costuma fazer sempre pro aqui, se cuida amiga, essa virose é o ó!!!, pode deixar comigo que estou me cuidando, muito obrigada peolo carinho, e seus suspiros parecem nuvens, bjkas amiga, ;)...

♥ Sil, deixa comigo amiga, que vou já buscar ok?!!!, bjkas e thank you pelo mimo, ;)...

♥ Copê querida, muito obrigada, um elogio seu é uma honra p/ mim, adoro suas receitas, são lindas e charmosas, bjkas, ;)...

♥ Renatinha amiga!!!, obrigada, fico mega feliz que vc tenha gostado de minha receitinha, pode deixar comigo que já estou indo buscar meu presentinho, o selinho é lindo, muito fofo, bjkas, ;)...

Jana!!! disse...

Hummmmm....que delíciaaaa....o marido adooooo receitas à base de banana...

Arrasou!!!!

bjim
E obrigada pelas visitas e comentário viu querida..

Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Nice & Ana disse...

♥ Jana querida, obrigada vc por estar aqui participando conosco, bjkas enormes e seja sempre bem vinda, ;)...