domingo, 3 de outubro de 2010

Biscoito Amanteigado e Biscoitinhos de Queijo

  Duas opções de biscoitinhos, sendo uma receita doce e outra salgada para agradar  à todos os paladares, ambos bem crocantinhos...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 20 porções.
Fonte: Barra Doce.

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga sem sal, cortada em cubos (usei margarina comum)
1/2  colher (chá) de sal (não usei)
4 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha

No processador, bata a farinha e o açúcar, a manteiga e o sal (eu misturei tudo na mão, sovando, sem o uso de processador), até que tudo fique homogêneo. Em uma tigela separada, bata levemente as gemas e a baunilha e adicione aos outros ingredientes e continue a bater até que a massa esteja lisa. Tire a massa do processador e divida em duas partes (essa hora eu aproveitei que queria fazer metade dos biscoitos com sabor chocolate e acrescentei à uma das metades da massa  2 colheres de sopa de cacau em pó s/açúcar), embrulhe ambas partes de massa em papel filme e leve à geladeira por cerca de 30'. Quando estiver pronta abra a massa com o auxílio de um rolo em superfície enfarinhada, e corte com o cortador de biscoito de sua preferência, leve para assar em forno preaquecido 180ºC por cerca de 10' a '15', até o fundo do biscoito dourar.




Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medidas.
Rendimento: 50 unidades.
Fonte: Comidas Ig.

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de  queijo parmesão ralado
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite (aproximadamente, pois não cheguei a usar todo p/ dar ponto na massa)
margarina e farinha de trigo para untar a assadeira (eu forrei a assadeira com papel manteiga)

Em uma tigela, misture bem a farinha de trigo, o queijo, o fermento, o sal e a margarina até que vire uma pasta grossa. Despeje o leite aos poucos e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea que não grude nas mãos. Se grudar, acrescente um pouco mais de farinha de trigo (para não acrescentar mais farinha e correr o perigo do biscoitinho ficar duro, fui controlando a quantidade de leite até dar o ponto de soltar das mãos na massa). Abra a massa com o auxílio de um rolo e corte os biscoitos com um cortador de biscoitos de sua preferência. Coloque os biscoitos na assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles para que possam crescer. Leve a assadeira ao forno preaquecido (200ºC) por aproximadamente 15' (os meus ficaram apenas 10', depende do forno), ou até que estejam dourados.

Bom apetite...

28 comentários:

Roberta M. disse...

Ana amiga muitooo querida, primeiro, obrigada pelo carinho e sua amizade, foi um enorme prazer ter te conhecido!!! Bem, agora essas delicias, amei o doce, mas o biscoitinho salgado me fisgou, pois adoro para comer como tira gosto e uma cervejinha gelada, ótimaaaaa dica!!! Ai amiga, pobre dos garis né querida??? Eu juro que morro de dó!! Bem, bom final de domingo e manda um beijo para Mamis Nice!!!

Fimère disse...

les deux versions me plaisent
bonne soirée

Rose disse...

ai que lindinhos amei os de queijo...vou testar quando as férias chegarem kkkk
Bjinhus e boa semana!!!

Marly disse...

Adorei os dois! Ficaram lindinhos e com certeza também deliciosos!

Um beijo e excelente semana

Amehlia Digital ! ® disse...

Ah...prima...carecia de me agradá demais com esse quêjin =D
...coisa mais linda Aninha e com certeza deve ter ficado delicioso...
O outro ficou lindo, mas prefiro os salgadin... ainda bem que cê pensou em todo mundo...;]
Agora, esse panin, guardanapin está roubando a nossa atenção...lindo!!
Parecendo picnic, né?!
Um bejim bem grande procê e prá minha tia, viu?!

Copê Gourmet disse...

Aninha minha querida,
Eu amo biscoitos! Com café então, neste friozinho de São Paulo, tudo de bom!
Ficaram com cara de deliciosos!
Beijos
A Copê

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

guria...me chama pro lanche... adoraria me atirar nestes pratos e só sair depois de ver o fundo....limpo! kkkkkkkkkkk

bjsssssssssssss

Yokohama disse...

Mais uma receita que está me matando! O que é isso? Que delícia...
Uma maravilhosa semana pra você linda!

Camila F. disse...

Também fiz biscoitinhos de queijo (com alecrim) essa semana!!! Esses amanteigados estão com uma cara ótima!

Beijo querida!

CARLINHA disse...

Esses biscoitinhos de queijo parecem um crime!!!
Daqueles que vc começa a comer e não para mais *.*

Menina, meu marido quase colocou fogo na cozinha ontem...

A tontona aqui foi assar umas costelinhas de cordeiro, só que colocou numa assadeira baixa.
Maridão foi lá ver e derramou a gordura no forno, subiu labaredas e quase que ele fica mais careca do que já é O.O

Emoções do domingão, hehehehehehe.

Mas ficou gostoso, flambado até!

Bjos

Joana G. disse...

Ana querida!!!
que delícia de biscoitinhos... me fartaria dos dois! xD

beijinhos e uma ótima semana!

Nice & Ana disse...

♥ Rô amiga, nao tem de que o carinho aqui é recíproco, começamos juntas e vivenciamos tantas coisas em nossos blogs, obrigada pelos elogios aos biscoitinhos, boa semana p/ vc e bjkas minhas e da Mamis 4 y♥u, ;)...

♥ Fimère ami, je suis très heureux que vous ayez aimé mes recettes pour les cookies, merci c'est toujours un honneur de vous recovoir ici, baisers et bonne semaine pour vous, ;)...

♥ Rose, obrigada querida, tá ok?!!!, depois me conta se gostou, bjkas, ah!!!, adorei a receita da linguiça assada, ficou linda e boa semana amiga!!!, ;)...

♥ Marly querida, obrigada, um elogio seu é sempre uma honra p/ mim, bjkas e boa semana amiga, ;)...

♥ Vinni prima!!!, sabia que vc ia gostar da receitinha com quijo, tudo a ver com vc, é bonitinho mesmo ess guardanapo, eu adoro!!!, bjkas grandes minha e da mamãe p/ vc queridona,;)...

♥ Copê querida, verdade biscoitinho com café é mesmo tudo de bom, bjkas e boa semana, ;)...

♥ Anita, vc tá sempre convidada querida é só chegar, rsrsrs!!!, obrigada pela visitinha, bjkas, ;)...

♥ Yoko amiga!!!, ficaram deliciosos mesmo querida, sumiram rapidinho, bjkas e boa semana, ;)...

♥ Carlinha, são mesmo um crime amiga, vc tem que esconder para não detonar tudo de uma vez, rsrsrs!!!
Gente que loucura, quer dizer que o maridão inventou um jeito novo de flambar?!!!, rsrsrsr!!!, mais Graças a Deus que ninguém se machucou, bjkas e uma boa semana p/ vcs, mais sem flambar, ok?!!!, rsrsrs!!!, ;)...

♥ Jô amiga, eu me fartei de biscoitinhos mesmo, eles ficam bom demais, uma ótima semana p/ vc queridona, bjkas, ;)...

Taís disse...

Ana, amei os biscoitinhos! Principalmente o salgado... hehe!
Bjinhos e ótima semana!!

Nice & Ana disse...

♥ Tatá obrigada queridona, vc sempre um doce amiga, bjkas e uma bela semana 4 y♥u t♥♥, ;)...

Cerejas Cintilantes disse...

hum que delícia.
acho que prefiro os salgadinhos.
eu comi um petit four de queijo lá Das Senhoritas, que é uma maravilha!!
www.dassenhoritas.com.br
se vc souber fazer me fala =)
uma semana linda p/ vc!
beijos!
<3

RoxaPimenta disse...

Hummmmmm! Adooreeeeei esses biscoitinhos...!!

vou te seguir viu ??

Olha,
tem sorteio la no blog viu!! Um Perfume!!

http://roxapimenta.blogspot.com

Participa lá vai!!

Beijos..

Fabi

SUELY PERES disse...

Amiga, adorei as duas sugestões, o amanteigado eu conheço a receita, mais o de queijo ainda não e vou levar a receita ta. beijinhos

Rose Oliveira disse...

Olá Ana.
Amei suas receitas, seu blog é uma delícia! Já estou te seguindo.
Também convido para participar de um comcurso Mococa em parceria cm meu blog Cozinha e Cia.
Beijos,

Sil Faria disse...

Oiee...
volteiii!!! =)
Olha, vou fazer os dois, mas acho que o de chocolate vai voar daqui de casa rapidinho.. rss (minhas formigas, sabe!? rssS)
Bjss e obrigada pela msg de boa viagem no blog!! =)

Nice & Ana disse...

♥ Érica amiga!!!, muito obrigada, olha eu nunca fiz petit four, mas com certeza se eu me deparar com alguma receita boa eu testo e depois te digo, ok?!!!, bjkas queridona e uma óptima semana p/ vc tbem ,;)...

♥ Fabi, obrigada pelo carinho querida, com toda certeza passarei no seu espaço para te fazer uam visitinha, seja sempre bem-vinda, bjkas, ;)...

♥ Su, obrigada pelo carinho querida, fica à vontade amiga para levar o que quiser, vc já é de casa, bjkas, ;)...

♥ Rose Oliveira, seja bem-vinda querida, com toda certeza passarei em seu espaço para lhe conhecer melhor, obrigada pela visitinha, vc é muito gentil, bjkas, ;)...

♥ Sil, amiga!!!, que bom que já voltou de férias, espero que tenham sido maravilhosas, que saudades!!!, obrigada pelo carinho, vc sempre um doce, depois me diz se aprovou a receitinha, bjkas, ;)...

Olive disse...

AH! parece tudo muito gostoso, mas gostei mais do post anterior, bolo de laranja *.*

Nice & Ana disse...

♥ Olive querida, muito obrigada pela visitinha e fico feliz que tenha gostado do bolo de laranja, seja sempre bem vinda, bj♥kas, ;)...

Maria Inês Feijó disse...

Oi Ana!!Eu sou simplesmente alucinada por amanteigados, gostei muito da tua receita!Bjs, um ótimo final de semana!!

Jana!!! disse...

Mas que menina prendada gentemmmm...maravilha de biscoitinhos heim...

Ameiii
Tenha um lindo final de semana
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Ceiça Frota disse...

Qts coias gostosas...
Adorei o seu Blog e estou te seguindo, ficarei mt feliz se vc seguir meu Blog tb!
Um ótimo final de semana!
Bjs
http://garimpus.blogspot.com

Fimère disse...

bonjour
j'ai des prix pour toi sur mon blog, viens les chercher
bonne journée

Nice & Ana disse...

♥ Ceiça querida obrigada e seja sempre bem vinda com toda certeza vou te visitar e seguir, bj♥kas, ;)...

♥ Fimére cher, je vais y aller pour obtenir mon caresses, baisers petite amie, ;)...

Cerejas Cintilantes disse...

obrigada ^^
e p/ vc tbm! <3
beijos!!