domingo, 24 de outubro de 2010

Sonho Alemão e Selinho...

   Essa receita,  contém geleia no recheio e pode-se fazer esses sonhos assados ou fritos...

Medidas: Balança + kit de colheres medida.
Rendimento: + de 10 porções.
Fonte: Mais Você.

2 tabletes de fermento biológico (15g), dissolvidos em 250ml de leite morno
500g de farinha de trigo
1 colher chá de sal
4 colheres sopa de açúcar
100g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina)
3 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de rum branco
1 col. chá de raspas de limão
8 colheres (sopa) de geleia de cereja (usei de laranja)
claras para selar
óleo para fritura (faço no forno) 

Numa tigela, misture o fermento dissolvido no leite morno, a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente. Junte as gemas, a essência de baunilha, o rum e as raspinhas de limão.
Trabalhe a massa (de preferência em uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo) até obter uma massa elástica e lisa (cerca de 10').
Volte a massa para a tigela untada com óleo. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa e envolva a tigela com papel filme. Deixe a massa repousar por 1 hora ou até que dobre de volume.
Na mesma superfície lisa e enfarinhada abra a massa com o auxílio de um rolo até que fique na espessura de mais ou menos 5mm.
Com a boca de um copo (tipo americano), corte 32 círculos da massa. Recheie 16 discos com a geléia de cereja (cerca de uma colher de café para cada disco). Umedeça as bordas com claras e cubra com outro disco. Feche apertando delicadamente as bordas.
Disponha os discos recheados lado a lado, numa assadeira enfarinhada e deixe crescer por 30' a 40'.
Dica: Esse tempo de crescimento irá variar de acordo com o local. Em local mais frio o crescimento é mais lento que em local quente.
Numa frigideira com óleo de morno para quente (140ºC a 150ºC), doure os bolinhos aos poucos, virando-os uma vez, até que fiquem dourados.
Retire-os com uma escumadeira e seque o excesso de óleo em um papel absorvente. Polvilhe açúcar de confeiterio e sirva quente.
No forno, vc deve colocá-los em assadeira untada e polvilhada, pincelar com gema e levar ao forno preaqueçido 180ºC por 25', até que dourem.

Bom apetite...

23 comentários:

Copê Gourmet disse...

Oi Aninha!!!
Lindos esses sonhos e me parecem muito saborosos! Por serem assados são bem interessantes para mim pois eles acabam ficando bem menos calóricos que os sonhos fritos.
Adorei!
Beijos,
A Copê

Maria Inês Feijó disse...

Uau!!!Será que sobrou algum para o Formigão????Ficaram lindos!!!Beijocas e uma ótima semana!!!

caroliny disse...

olá!!ana!!parabéns!!é uma receita bem versátil e saudável ,pelo menos não é fritura,lindinhos!!!!!!
caroliny!!!!

Rose disse...

Que diferente...a minha vida toda comi sonhos fritos que eu amo mas como muito de vez em quando por conta das calorias. Já até vi algumas receitas assados mas devem ser recheados depois e faz uma lambança...kkkk e esse seu pode rechear antes de assar...adorei!!!
Bjinhus e bom restinhod e domingo.

Marly disse...

Oi, Aninha,

Eu também tenho preferido esse tipo de massa assada, em vez de frita, e esses seus sonhos parecem mesmo ter ficado muito saborosos!
Que você também tenha uma semana excelente!

Um beijo!

Yokohama disse...

OMG, sonho!!! Agora você me matou! xD
Uma semana maravilhosa linda!

SEM PRESSA... disse...

Que ótima esta tua receita de sonho assado Ana! Com geléia deve ficar muito bom, se um dia eu fizer, vou reservar uns para rechear com doce de leite, que é a minha perdição! Beijo e boa semana! Ju

Roberta M. disse...

Oi Ana,
nunca comi um sonho na vida, vc cre nisso?? nem em criança!! Mas olhando o seu, fiquei literalmente sonhando com ele, que gosto teria rssss....e com o melhor dos detalhes, nao ser frito!!! Beijos e uma linda semana para vc e Mamis, ah, obrigada mesmo pelo carinho das duas no meu niver, é um presente ter amigas assim!!!

Jana!!! disse...

ARRASOU!!!!
como eu adoro sonho...
Nunca me atervi a fazer, mas você explicou tão bem que me animei...rsrs

Tuuuuuuuudo lindo por aqui como sempre amiga...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Fimère disse...

ils sont merveilleux, moi aussi je préfère
c'est plus léger et délicieux les cuire que de les frire
bonne journée

Nice & Ana disse...

♥ Copê querida, obrigada pelo carinho realmente essa receita fica menos calórica, bj♥kas queridona, ;)...

♥ Inês amiga!!!, vou te mandar alguns, rsrsrsr!!!, obrigada pelo carinho queridona, bj♥kas e boa semana p/ vc tbem, ;)...

♥ Carol amiga, obrigada por sua gentileza constante comigo queridona, bj♥kas, ;)...

♥ Rose amiga!!!, é bem diferente mesmo querida e não faz nehnuma sujeirinha, bem prático, bj♥kas e boa semana queridona, ;)...

♥ Marly, tbem prefiro massas assadas amiga, são bem saborosos mesmo, uma big semana p/ vc tbem queridona, bj♥kas, ;)...

♥ Yoko, queridona que saudades!!!, obrigada pelo carinho e uma semana linda p/ vc tbem, bj♥kas amiga, ;)...

♥ Ju, bem vinda amiga!!!, com toda certeza recheados com doce de leite devem ficar incríveis, bj♥kas e uma boa semana p/ vc tbem, ;)...

♥ Rô, amiga!!!, é bem gostoso mesmo querida, bem leve, não fica tão pesado quanto os sonhos fritos, bj♥kas e uma boa semana p/ vc tbem, não tem de que amiga, o carinho entre nós é recíproco com toda certeza e vc merece tudo de bom principalmente no seu niver, ;)...

♥ Jana obrigadão queridona!!!, vc é uma anjo sempre contagiando a gente com sua alegria constante além de ser muito delicada com seus amigos, depois me conta se vcx aprovoua receitinha ao vivo e a cores, rsrsrs!!!, bj♥kas, ;)...

♥ Fimère, grâce pour les soins constants, est toujours un honneur de recevoir les louanges de quelqu'un d' aussi gentil que vous, baisers, ;)...

CARLINHA disse...

Outro crime!!! Hahahaha...
Parece tão fofinho.

Adoro sonho, essa receita eu não conhecia...

Ai, preciso de um sonho...

Bjos

naomemandeflores disse...

Sonho alemão??? Só você mesmo para me apresentar para uma receita tão sensacional, amei!!!

Beijo,
Camila F.

Amehlia Digital ! ® disse...

Prima querida,
Fiquei tão feliz docê tê ido me visitá no tempo do môi...=}
Agora vou colocar a prosa em dia...
Fia, não sou doceira como sabe, mas tenho uma atração com sonhos...e amei a ideia de fazer assado.
Vc tá muito chique, geléia de cereja, rum branco (vou ter q ir no butiquin de novo :)
Esse tanto que passou deve ser a receita inteira, né?!
E pq será sonho alemão...=}
Amei o seu panin...tem o desenho das folhas do meu prato...é côiss de nossa família mess! =D
Amore, desculpa pela demora na prosa...
Um bejim bem grande no seu coração e que essa semana lhe traga alegrias e vitórias!

Nice & Ana disse...

♥ Carlinha querida obrigada vc sempre divertida, bj♥kas amiga, ;)...

♥ Cami, vc sempre um anjo de delicadeza amiga, obrigada pelo carinho, bj♥kas, ;)...

♥ Vinni, prima, realmente nossos gostos são extremamente parecidos deve de estar no sangue mesmo, quanto ao título da receita não sei o pq, vou ficar te devendo, mas sabe como é a gente tem que postar como no original, mas posso lhe garantir que independente de nacionalidade ele é divino e super levinho, bj♥kas enormes p/ vc tbem amiga, ;)...

Wservir disse...

Olá,

estou a procurar blogs que queiram trocar links com o meu: http://entradas-receitas.blogspot.com

Podes ver aqui as vantagens da troca de links:
http://helpblogwservir.blogspot.com/2010/10/como-aumentar-as-visitas-do-seu-blog.html

Aguardo a tua resposta: entradasepetiscos@gmail.com

Atentamente,
Octávio

Maria Lúcia disse...

Oi
Um sonho muito
gostoso.
Beijos...
Lúcia

Kandis Design disse...

Nossa, eu amo sonho!

Nice & Ana disse...

♥ Octávio, pode deixar comigo que entrarei em contato com vc, ok?!!!, abs.

♥ Lúcia querida muito obrigada por sua visitinha, vc é muito simpática, seja sempre bem vinda, bj♥kas, ;)...

♥ Samandra querida, obrigada pelo carinho, bj♥kas, ;)...

Taís disse...

Ana, amooo sonho! Farei assado para ver como fica.
Obrigada pelo carinho mais uma vez!
Ótima semana pra ti!

Nice & Ana disse...

♥ Tatá, de nada querida, eu é que agradeço seu carinho, bj♥kas e com certeza vc vai amar esses sonhos, ;)...

Cerejas Cintilantes disse...

ahh quase que fiz sonho hoje. mas só de pensar em fritar ...
se tivesse visto esta receita antes, teria feito. hehe
meu cunhado é alemão, será que ele já provou desse :)
bjokas Ana e linda semaninha!

Nice & Ana disse...

♥ Érica querida, obrigada pelo carinho, agora vc já tem uma receita de sonho assado, depois me diz se aprovou, bj♥kas e ótima semana p/ vc tbem amiga, ;)...