domingo, 21 de novembro de 2010

Torta Fria de Pão de Fôrma

  Fazia muito tempo que eu não fazia uma torta fria de pão de fôrma, resolvi me presentear com tal guloseima esse fim de semana,  gosto de fazer a minha torta com três sabores diferentes de recheio, mais podem ser dois ou até mesmo um, fica à seu critério... 

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida + balança.
Rendimento: 10 a 12 porções.
Fonte: Nice e Ana.

1 pacote de pão de fôrma 
maionese à gosto

1 copo de requeijão 
250 g de peito de peru defumado 
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha

1 cenoura grande ralada no ralo fino 
mostarda à gosto 
maionese à gosto 
1 dente de alho esmagado 
sal e pimenta do reino à gosto


200 g de peito de frango cozido e desfiado (reserve 1/2 xícara do caldo do cozimento do frango) 
1 dente de alho esmagado 
1/2 cebola pequena picada 
1 tomate pequeno sem pele e sem sementes 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
5 azeitonas picadinhas 
passas e salsinha à gosto 
2 colheres (sopa) de maionese 
azeite, sal, pimenta do reino e páprica doce à gosto



Modo de Preparo
 No liquidificador, bata o requeijão, o peito de peru e a salsa até que vire um patê, reserve em geladeira.
 Em uma tigela misture a cenoura ralada, a mostarda, a maionese, o alho, o sal e a pimenta, reserve em geladeira.
 Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite, em seguida coloque o frango desfiado e refogue mais um pouquinho, dissolva a farinha de trigo no caldo do cozimento reservado, agora adicione ao refogado o tomate, misture um pouco mais e agora acrescente o caldo com a farinha dissolvida, mexa e deixe ferver um pouco até engrossar, ponha a salsinha, as azeitonas e as passas, desligue o fogo, acrescente a maionese e deixe esfriar por completo para fazer a montagem.
 Cubra uma fôrma de bolo inglês com filme plástico, retire as bordas de casca do pão de fôrma, faça uma camada de pão de fôrma, coloque 1º recheio por cima do pão, outra camada de  pão de fôrma, e o 2º recheio por cima do pão, mais uma camada de  pão de fôrma, e o 3º recheio por cima do pão e a última camada de pão de fôrma, feche a borda da fôrma com papel filme e leve à geladeira por no mínimo 6hs, eu faço de um dia para o outro, desenforme, e cubra com o auxiílio de uma espátula com a maionese à gosto.

Bom apetite..

22 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

E que bem que fica amiga,bem gostosa,bjokinhas

Marly disse...

Oi, Aninha,

Esta torta é gostosa e super prática, né? Anos atrás ela aparecia em todas as reuniões do nosso círculo social, que era de jovens estudantes, rsrs. Deu saudades!

Um beijo, bom domingo e ótima semana!

Renata disse...

Adoro! Por mais que o tempo passe, e novas receitas vão surgindo, eu continuo adorando!
Sua torta está demais!

Um abraço,
Bom domingo!

CARLINHA disse...

Meu marido ama!!!

Ele chama de bolo de pão...

Rs...

Bjos

Roberta M. disse...

Amiga!!Agora eu voltei na história da minha vida, nos nossos aniversários, aí no Rio, minha mamis sempre fazia essas tortas de pao de forma, eu, na época, nao gostava, hj eu amo!! Adorei seus recheios e tive até uma crise melancólica rsss, grandes beijos em vcs, meninas hiper queridas!!!

Lala disse...

hummmmmmm, adoro essas tortas de pão. MInha mãe faz igualzinho só substituindo o frango por atum, tb fica uma delícia!!! :)

Iliane disse...

eu amo essa torta..e aqui em casa tem sempre!!!por mais que inventem receitas diferentes..ela é campeã no verão aqui em casa!!!!!e..já ganhei muito dinheiro fazendo essa torta na epoca de faculdade!!!amo..amo muito!!a sua tá linda!.bjus querida..bom restinho de domingo...li

Jana!!! disse...

Essa torta é uma perdição...E ta com uma cara óóótima....Deu uma fominha...rsrs

Tenha uma linda semana amiga...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Beta disse...

Que pecado, faz um tempão que não como essa torta! bjs

Amanda disse...

Um parece um delicia e super prática tbm!

Bjs,
Amanda
http://ireicomdoroty.blogspot.com/

Cerejas Cintilantes disse...

Oi Ana, td bem? obrigada pelos comentários.
Lindos aqueles relógios, não é mesmo?
Menina essa torta aí deu água na boca.
Que delícia. Adoro estas com pão de forma. humm
beijos e boa semana p/ vc tbm.

naomemandeflores disse...

Ai, que delícia! Três sabores é muito luxo!!!

Beijo,
Camila F.

Nice & Ana disse...

Meninas como podemos comprovar essa torta nos remete a lembranças maravilhosas, uma unanimidade entre nós, fico muito feliz e satisfeita que todas tenham gostado, agradeço o carinho de todas vcs ;)...

♥ Belinha querida, obrigada, bj♥kinhas p/ vc tbem, ;)...

♥ Marly, amiga, bj♥kas e uma ótima semana p/ vc, ;)...

♥ Renata, obrigada adorei seus brownies e os biscoitinhos tbem, bj♥kas e ótima semana querida, ;)...

♥ Carlinha, eu já vis essa torta tbem com diversos nomes, obrigada amiga, bj♥kas, ;)...

♥ Rô amiga, bj♥kas carinhosas minhas e de Mamis p/ vc, ;)...

♥ Lala, que delícia amiga, uma próxima vez vou experimentar com atum, obrigada bj♥kas, ;)...

♥ Li, bj♥kas queridona e um bom restinho de domingo p/ vc tbem, ;)...

♥ Jana amiga, obrigada, uma linda semana p/ vc tbem bj♥kas, ;)...

♥ Beta, verdade amiga, bj♥kas, ;)...

♥ Amanda querida, obrigada, bj♥kas, ;)...

♥ Érica querida obrigada pelos seu carinho, uma boa semana p/ vc, bj♥kas, ;)...

♥ Cami amiga obrigada vc é uma fofa, bj♥kas, ;)...

Maria Inês Feijó disse...

Oi querida!!! Adorei a tua idéia desta torta salgada, uma opção bem diferente e prática para estes tempos quentes que estão chegando. Bjão

Taís Marçal Diniz disse...

Que delíciaaaaaaaaaa....!
Vou fazer...beijocas

Taís disse...

Aninha... que gostosura! Nunca comi um com 3 recheios!!
Antigamente nas festinhas de aniversário aqui nos pampas, a torta fria sempre estava presente.
Bjinhos

Fimère disse...

très appétissant et bien délicieux avec une présentation raffinée
tu me met en appétit, j'aime beaucoup
bonne journée

Cerejas Cintilantes disse...

hehe ficaram bem parecidos com sorvete né? querida, tenha um ótimo final de semana tbm.
preciso passar mais vezes aqui p/ devorar todas as suas receitinhas. ^^ assim que passar essa correria de fim de ano terei mais tempo. beijos!

Delícias da Andréa disse...

Essa torta é maravilhosa, hummmmmm!

andreaquitutes.blogsot.com/

Andréa...

Nice & Ana disse...

♥ Inês, querida obrigada pelo carinho, bj♥kas, ;)...

♥ Taís Marçal, depois me conta se foi aprovado querida, bj♥kas, ;)...

♥ Tatá, amiga!!!, obrigada por seu imenso carinho, bj♥kas, ;)...

♥ Fimére, merci de miel, baisers, ;)...

♥ Érica, obrigada amiga ebom trabalho nesse fim de ano, bj♥kas, ;)...

♥ Andréa, querida seja bem vinda, obrigada pelo carinho e vou te visitar com certeza, bj♥kas, ;)...

agoraquesoucasada disse...

Essa receita me deu fome!!!deve ser boa demaaais!!!

beijao!!!

Patt

Val Rocha disse...

Oi Ana. Meu nome é Valeria Rocha. Moro em Recife. Amo cozinhar. Encontrei sem querer o seu site. Fofo. Amanhã é meu aniversário e como ninguém me fará uma festa surpresa rs, decidi eu mesma me dar uma. Farei essa torta fria. Minha mãe a fazia sempre. Como eu a perdi há um mês, pensei em fazer essa homenagem a ela. Parabéns pelo site. Um encanto!