domingo, 31 de outubro de 2010

Pão de Queijo de Singapura

   Dentre tantas receitas diferentes essa me chamou a atenção, pois além do creamcheese que vai na massa,  polvilho não precisa ser escaldado, na próxima vez irei dobrar a receita...

Medidas: Kit de xícras medida 240 ml + balança.
Rendimento: 20 unidades.
Fonte: Mais Você.

125g de polvilho doce
200g de creme cheese original
1 gema
5 colheres sopa de queijo parmesão ralado
sal à gosto 

Em uma tigela, coloque o polvilho, o creamcheese, a gema, o queijo e o sal e misture com as mão até ficar uma massa homogênea.
Obs: A massa no início parece dura, mais depois com o calor das mãos vai amolecendo e dando ponto.
Com as mãos faça pequenas bolinhas, coloque em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio preaquecido 180ºC por mais ou menos 20'. Retire do forno e sirva em seguida.

Bom apetite...

domingo, 24 de outubro de 2010

Sonho Alemão e Selinho...

   Essa receita,  contém geleia no recheio e pode-se fazer esses sonhos assados ou fritos...

Medidas: Balança + kit de colheres medida.
Rendimento: + de 10 porções.
Fonte: Mais Você.

2 tabletes de fermento biológico (15g), dissolvidos em 250ml de leite morno
500g de farinha de trigo
1 colher chá de sal
4 colheres sopa de açúcar
100g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina)
3 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de rum branco
1 col. chá de raspas de limão
8 colheres (sopa) de geleia de cereja (usei de laranja)
claras para selar
óleo para fritura (faço no forno) 

Numa tigela, misture o fermento dissolvido no leite morno, a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente. Junte as gemas, a essência de baunilha, o rum e as raspinhas de limão.
Trabalhe a massa (de preferência em uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo) até obter uma massa elástica e lisa (cerca de 10').
Volte a massa para a tigela untada com óleo. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa e envolva a tigela com papel filme. Deixe a massa repousar por 1 hora ou até que dobre de volume.
Na mesma superfície lisa e enfarinhada abra a massa com o auxílio de um rolo até que fique na espessura de mais ou menos 5mm.
Com a boca de um copo (tipo americano), corte 32 círculos da massa. Recheie 16 discos com a geléia de cereja (cerca de uma colher de café para cada disco). Umedeça as bordas com claras e cubra com outro disco. Feche apertando delicadamente as bordas.
Disponha os discos recheados lado a lado, numa assadeira enfarinhada e deixe crescer por 30' a 40'.
Dica: Esse tempo de crescimento irá variar de acordo com o local. Em local mais frio o crescimento é mais lento que em local quente.
Numa frigideira com óleo de morno para quente (140ºC a 150ºC), doure os bolinhos aos poucos, virando-os uma vez, até que fiquem dourados.
Retire-os com uma escumadeira e seque o excesso de óleo em um papel absorvente. Polvilhe açúcar de confeiterio e sirva quente.
No forno, vc deve colocá-los em assadeira untada e polvilhada, pincelar com gema e levar ao forno preaqueçido 180ºC por 25', até que dourem.

Bom apetite...

domingo, 17 de outubro de 2010

Foccacia com Linguiça e Ervas, Pão de Mandioquinha

  Essa foccacia, fiz um poco diferente do original, retirei a muçarela e não fritei a linguiça, já o pão de mandioquinha, a versão original seria pães individuais, eu fiz um pão inteiro e acrescentei recheio...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + balança + kit de colheres medida.
Rendimento: 32 porções.
Fonte: M de Mulher.

1 + 1/4 xícara (chá) de água morna
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 pacote de fermento biológico seco (10g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
3 + 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
600g de linguiça calabresa sem pele e moída (ralei no ralo grosso)
200g de muçarela ralada grossa
2 colheres (sopa) de alecrim fresco (usei o seco)
acrescentei juntamente com a linguiça 1/2 cebola média picadinha crua

Junte 1/4 de água com o açúcar e fermento. Misture bem e reserve por 5'. Ponha a água restante, o azeite e misture. À parte, junte a farinha e o sal. Faça uma depressão no meio e adicione a mistura do fermento. Mexa até ficar homogêneo. Depois, sove a massa até fica bem elástica (essa massa é ótima de trabalhar, com a medida certinha, não é necessário fazer acréscimo de nada). Transfira por uma assadeira grande, cubra e reserve por 45'. Numa frigideira antiaderente, frite a linguiça na própria gordura, até dourar. Aqueça o forno. Pressione a massa na assadeira preenchendo totalmente. Cubra e reserve por 10'. Regue com azeite e polvilhe com mussarela, a linguiça (a cebola) e o alecrim. Asse até crescer e dourar.




Medidas: Kit de xícaras medida  240 ml + balança +  kit de colheres medidas.
Rendimento: 50 porções.
Fonte: M de Mulher.

Pão (Massa)
500g de mandioquinha sem casca cozida
30g de fermento biológico
1 copo de óleo
4 ovos
1 kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de sal
acrescentei água na receita cerca de 1 + 1/2 xícaras (chá) de água
100g de creamcheese
100g de muçarela ralada

Modo de Preparo
Amasse a mandioquinha e bata no liquidificador com o fermento, o óleo e os ovos (eu também acrescentei a água). Coloque a mistura em uma tigela grande, acrescente a farinha, o açúcar e o sal. Trabalhe a massa e deixe descansar por 30'. Molde os pãezinhos na forma desejada, coloque-os em uma assadeira untada com óleo (eu abri a minha massa com o auxílio de um rolo em superfície enfarinhada e adicionei recheio (creamcheese e muçarela ralada), enrolei como rocambole e coloquei em uma fôrma de bolo inglês), deixe descansar novamente até dobrar de volume. Asse em forno médio preaquecido (180°C), não é necessário pincelar, pois ele fica douradinho por conta própria. Se forem mini pãezinhos, sirva com requeijão ou patê.


Bom apetite...

domingo, 10 de outubro de 2010

Risoto Colorido de Frango

  Como o nome já diz risoto colorido de frango, uma delícia...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 2 porções.
Fonte: Nice e Ana.

Risoto  
200g de peito de frango em cubos 
sal, alho, pimenta do reino e páprica doce à gosto
1 colher (sopa) de margarina 
1/2 cebola média picadinha
1 dente de alho ralado
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2  xícara (chá) de vinho branco seco
600 ml de caldo de legumes (receita em Dicas e Medidas)
1 tomate sem pele e sem sementes em cubinhos
1/2  xícara (chá) de cenoura em cubinhos
1/2  xícara (chá) de ervilha congelada
azeite à gosto


Tempere o frango de um dia para o outro com sal, pimenta do reino e páprica de deixe na geladeira. No dia seguinte, em uma panela coloque a margarina e doure o frango, depois de dourado, retire-o da panela e reserve,  na mesma panela coloque o alho e a cebola, se necessário mais um pouquinho de margarina, enquanto isso mantenha o caldo de legumes em uma panela em fogo baixo ao lado já quente, doure a cebola até ficar transparente e agora coloque o arroz, refogue bem e em seguida adicione o vinho e a cenoura, deixe ferver por uns 3' e comece a acrescentar o caldo ao arroz com o auxílio de uma concha, quando o arroz estiver quase no seu ponto desejado (o meu prefiro "al dente", ou um pouquinho mais, vai de pessoa p/ pessoa), acrescente as ervilhas congeladas e o tomate, acerte o sal e mexa até a ervilha descongelar, retire do fogo, disponha no prato e sirva com azeite.

Bom apetite...

domingo, 3 de outubro de 2010

Biscoito Amanteigado e Biscoitinhos de Queijo

  Duas opções de biscoitinhos, sendo uma receita doce e outra salgada para agradar  à todos os paladares, ambos bem crocantinhos...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 20 porções.
Fonte: Barra Doce.

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga sem sal, cortada em cubos (usei margarina comum)
1/2  colher (chá) de sal (não usei)
4 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha

No processador, bata a farinha e o açúcar, a manteiga e o sal (eu misturei tudo na mão, sovando, sem o uso de processador), até que tudo fique homogêneo. Em uma tigela separada, bata levemente as gemas e a baunilha e adicione aos outros ingredientes e continue a bater até que a massa esteja lisa. Tire a massa do processador e divida em duas partes (essa hora eu aproveitei que queria fazer metade dos biscoitos com sabor chocolate e acrescentei à uma das metades da massa  2 colheres de sopa de cacau em pó s/açúcar), embrulhe ambas partes de massa em papel filme e leve à geladeira por cerca de 30'. Quando estiver pronta abra a massa com o auxílio de um rolo em superfície enfarinhada, e corte com o cortador de biscoito de sua preferência, leve para assar em forno preaquecido 180ºC por cerca de 10' a '15', até o fundo do biscoito dourar.




Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medidas.
Rendimento: 50 unidades.
Fonte: Comidas Ig.

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de  queijo parmesão ralado
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite (aproximadamente, pois não cheguei a usar todo p/ dar ponto na massa)
margarina e farinha de trigo para untar a assadeira (eu forrei a assadeira com papel manteiga)

Em uma tigela, misture bem a farinha de trigo, o queijo, o fermento, o sal e a margarina até que vire uma pasta grossa. Despeje o leite aos poucos e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea que não grude nas mãos. Se grudar, acrescente um pouco mais de farinha de trigo (para não acrescentar mais farinha e correr o perigo do biscoitinho ficar duro, fui controlando a quantidade de leite até dar o ponto de soltar das mãos na massa). Abra a massa com o auxílio de um rolo e corte os biscoitos com um cortador de biscoitos de sua preferência. Coloque os biscoitos na assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles para que possam crescer. Leve a assadeira ao forno preaquecido (200ºC) por aproximadamente 15' (os meus ficaram apenas 10', depende do forno), ou até que estejam dourados.

Bom apetite...