domingo, 23 de janeiro de 2011

Torta Fácil de Geléia

   Divina...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 8 porções.
Fonte: Smitten Kitchen.

Torta (Massa)  
1 + 1/2  xícara (chá) de farinha de trigo 
1/2  xícara (chá) de fubá 
2 colheres (chá) de fermento em pó 
1/2  colher (chá) de sal 
9 colheres (sopa) de  manteiga em temperatura  ambiente (usei 4 + 1/2 de margarina comum e dispensei o sal) 
1/2  copo de açúcar granulado (usei 1/2  xícara de açúcar de confeiteiro) 
1 ovo grande inteiro 
1 gema (reserve a clara) 
1/8 de colher (chá) de essência de baunilha 
1 + 3/4  xícara (chá) de geleia, sabor de sua preferência (usei sabor amora) 
2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou granulado (usei 1 colher de açúcar de confeiteiro)




Em uma tigela pequena, misture a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Em uma batedeira, misture a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o ovo e a gema juntamente com o extrato de baunilha (reserve a clara). Aos poucos adicione a mistura de secos no creme de manteiga e mexa até os secos ficarem todos incorporados (eu misturo tudo em uma tigela com exceção da manteiga, vou adicionando as colheres de manteiga aos poucos e sovando a massa até dar o ponto e virar uma bola).
Reserve 1/3 da massa, envolva em filme plástico e coloque na geladeira até a hora em que for precisar, em superfície enfarinhada abra o restante da massa e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível, (eu abro a massa com o auxílio de um rolo entre dois sacos plásticos, não precisa enfarinhar, facilita e não suja muito), leve a fôrma coberta com a  massa à geladeira para refrigerar por pelo menos 1 hora.
Preaqueça o forno 190º C. Espalhe a geleia sobre a massa da fôrma. Corte a massa embrulhada reservada que estava na geladeira em círculos pequenos e vá cobrindo a geleia do recheio (como se fossem escamas de peixe), eu preferi abrir a tampa da torta com o rolo e cortar florzinhas com cortador de biscoitos ( a decoração fica à seu gosto), feche bem a torta, não deixando o recheio aparecer. Bata a clara com 2 colheres de sopa de água até espumar e pincele a torta, polvilhe com 2 colheres  de sopa de açúcar cristal ou granulado e leva ao forno até que a crosta doure, aproximadamente 25'. Deixe esfriar completamente para desenformar.


Bom apetite...

18 comentários:

Stefania disse...

Bellissima torta, complimenti per la deliziosa decorazione, ciao

Fimère disse...

une délicieuse tarte avec une belle décoration bravo
bonne fin de journée

Menina Mãe disse...

Ai que dilicia amiga!
beijinhos.

Roberta M. disse...

Ana, to aguando até agora!!! É o tipo de doce que adoooroooo, deve ser muito gostoso mesmo, lembra aquelas tortas francesas de confeitaria!!! vcs são umas danadas viu rsss, querida, uma otima semana, to indo prá casa hoje, lá, recomeçamos a vida normal, rotininha!!! Tudo bem, tava mesmo com saudades de casa, 1 mes fora é muita coisa!!! beijocas

Maria Inês Feijó disse...

Guriaaaaa!!Mas que coisa mais linda que ficou a tua torta!! Mil parabéns!! Bjs, uma ótima semana para vcs!!

Iliane disse...

amiga..que perfeição ficou a sua linda torta!parabens,,,eu amei..bjus e otimo domingo..li

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs da internet. Envie ele para a lista pelo seguinte endereço: www.sigablogs.com.br/diretorio/cadastrar-blog

CARLINHA disse...

Fiquei com água na bocaaaa!

Delícia, flor!

Bjos

Andréa disse...

Fácil, linda e deliciosa!
Parabéns ficou uma bela torta!

bjs........

Rose disse...

Miga...venha que estou te esperando e me traga um pedaço dessa torta por favooooor...rs
Bjinhus e boa semana!!!

SUELY PERES disse...

Ficou uma linda torta amiga, adorei a decoração dela com as florzinhas de massa. Gostei muito de sua massa, e adorei a dica da margarina, eu tenho geléias de pessego, de uva branca e de laraanja, acho que vou arriscar numa torta dessa.Beijinhos e uma linda semana

Marly disse...

Oi, Aninha,

A torta ficou lindinha e me lembrou muito umas tortinhas que fiz, anos atrás, cheias de massinhas decorativas em cima, rsrs. O sabor também deve ter ficado muito bom!

Um beijo e boa semana, girl!

Carminha Lyra disse...

Ai que torta deliciosa.
E eu adooooro géleia de amora!!!!
Tô aqui babando rsrsrs
bjos, querida!!

naomemandeflores disse...

Uma graça essa sua maneira de enfeitar a torta, fica muito delicado!


Camila F.

welze disse...

anotadíssima, nunca tinha visto receita de massa de torta com fubá. deve ser deliciosa. um abraço

Talita disse...

Eu já anotei essa receitinha pois fiquei muito curiosa em usar o fubá nessa festa toda. =)
À propósito, achei que sua torta ficou mais bonita do que a da fonte e não achei que falou demais, queria até mais detalhes da torta. rs

Beijinhos

Nani disse...

A decoração está fantástica, adorei, bjs.

Dani Etoile disse...

Amiga, me lembrou aquelas tortas austríacas que eu comia em Vienna!!! Deu água na boca, meeeeeeeeeesmo!!!
Beijocas!
Dani