segunda-feira, 14 de março de 2011

Lasanha de Abobrinha

 Abobrinhas italianas + uma ideia criativa, barata e apetitosa... 

Lasanha de Abobrinha 
Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 6 porções.
Fonte: Guia da Cozinha.

Lasanha  
1 + 1/2  xícara (chá) de ricota amassada 
4 abobrinhas italianas médias  
300 g de muçarela ralada  
2 colheres (sopa) de farinha de rosca  
3 colheres (sopa) de parmesão ralado


Molho 
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picados
5 tomates picados (retirei a pele e as sementes)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (usei molho de tomate)
1/3 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de cheiro verde picado
sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo
Molho
Esquente o azeite.

Frite a cebola e o alho até dourar. 

Junte o tomate.

O extrato de tomate e refogue por 5'. 

Acrescente a água e cozinhe por mais 5'.

Desligue o fogo, tempere com o cheiro verde, sal e pimenta a gosto.
 Corte as abobrinhas em fatias de aproximadamente 1,5 cm no sentido do comprimento. Misture a ricota com a muçarela. 

Em um refratário, espalhe um pouco de molho.

Coloque uma camada de abobrinha.

Uma de queijo.

Até finalizar com a abobrinha e molho.

Polvilhe com parmesão e a farinha de rosca misturados.

 Leve ao forno médio preaquecido por 20'. 


Sirva em seguida.

Dica: Antes de trabalhar com a abobrinha eu as fatiei, polvilhei com sal e deixei em uma tigela por 1 hora, para retirar o amargor. Depois lavei cada fatia em água corrente e sequei com papel toalha.

Untei uma assadeira com azeite, arrumei as abobrinhas bem espalhadas dentro dele e levei ao forno por 20' a 25', ou até dourar antes de fazer a montagem da lasanha, para que as abobrinhas não soltassem muita água dentro da lasanha.

Bom apetite...

15 comentários:

Renata disse...

Oi Aninha, bom dia!

Que delícia de lasanha essa sua, e incrementada com abobrinha e ricota muito saudável e nutritiva.

Abraço,
Uma ótima semana!

andreza disse...

Hum...que delícia!!!
Amo lasanha essa então deve estar um show...
Bjs

naomemandeflores disse...

Que delícia Aninha! Adoro abobrinhas, preciso experimentar na lasanha!


Camila F.

CARLINHA disse...

Nunca tinha pensado, sempre faço de beringela...

Vou tentar, com certeza!

Bjos, florzinha linda.

Iliane disse...

essa lasanha deve ter ficado maravilhosa alem de ser bem saudavel..gosto muito de abobrinha..bjus amiga e otimo começo de semana...li

Nani disse...

Uma excelente sugestão, bjs.

Andréa disse...

Primeiramente quero dizer que seu blog está muito lindo!
Amei essa lasanha, é tudo de bom, uma delícia!

Tenha uma ótima semana!
Um grande beijo da amiga,
Andréa...

welze disse...

hum e eu aqui com uma baita vontade de comer uma lasanha. farei e uma porção será como a sua receita. boa semana

Monica disse...

Aninha, minha flor! Prato delicioso e light! Adorei a sugestão. Abobrinha nunca falta aqui em casa. Eu adoro e é light!
Adorei a sugestão da lazanha pra variar um pouco da abobrinha recheada ou batidinha, que são as versões que eu sempre faço.
bjk

Maria Inês Feijó disse...

Bom dia, Aninha!!!Adorei a tua receita pois eu e o maridão estamos naquela dieta e é uma opção bem saudável para variar o cardápio! Bjs

Fimère disse...

avec les courgettes ces lasagnes ne peuvent être qu'excellentes, j'adore
bonne soirée

Cantinho da Jana!!! disse...

Oi Aninha tudo bem querida???
Um espetáculo essa receita heim, eu que adoooro abobrinha fico aqui babando...rs
Maravilha...
bjim

Monica disse...

Aninha, sabe que um dos próximos posts que eu estava pensando em escrever era sobre a iogurteira? Sempre pensei em comprar uma. Já fiquei contente em saber q. vc. gostou!
Bjk e obrigada pela contribuição.

Marly disse...

Oi, Aninha,

Adoro abobrinha, ótima idéia!

Um beijo e boa noite!

Ilsa e Débora. disse...

Oi!!!
Eu adorei essa receita!
Com toda a certeza eu irei faze-la!
Gostei muito do seu blog, meus parabéns!
Eu tenho um blog que não é de receitas, é de artesanato. Trabalhamos com crochê, pintura em tecido, etc.
Se você quiser passar por lá, eu ficaria muito feliz.!!
Até mais amiga,

Débora e Ilsa.