domingo, 29 de maio de 2011

Bolo Gelado de Laranja

Bolo de laranja com calda e recheio, super fofinho..

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 6 a 8 porções.
Fonte: Nice e Ana.

2 ovos 
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
1/2  xícara (chá) de suco de laranja coado
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2  xícara (chá) de amido de milho peneirado
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
suco de 1 laranja coado para molhar o bolo assim que sair do forno

1/2  lata de leite condensado
suco de 1 laranja

1 xícara (chá) de suco de laranja coado
8 colheres (sopa) de açúcar


Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro, reserve.
 Em uma tigelinha com tampa, misture o suco da laranja com a 1/2  latinha de leite condensado, feche o recipiente e deixe descansar fora da geladeira, reserve.
 Preaqueça o forno 200ºC. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o amido de milho, ambos peneirados e as raspinhas de laranja, misture um pouquinho e reserve.
Em outra tigela bata o açúcar peneirado, a margarina e as gemas de ovo, bata até que forme um creme homogêneo e cremoso, aos poucos adicione os secos peneirado alternado com o suco de laranja, tome cuidado para que a última adição seja de secos, misture bem e em seguida adicione o fermento e bata apenas para incorporar, desligue a batedeira. Bata as claras em neve bem firmes e com o auxílio de uma espátula adicione as claras em neve à massa, despeje a mistura na fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 30' a 35', faça o teste do palito, assim que bolo sair do forno molhe-o com o suco de laranja coado e  deixe esfriar completamente.
 Faça-a somente quando o bolo já estiver frio e recheado. Em uma panelinha coloque o suco de laranja e o açúcar leve ao fogo bem baixo, mexendo de vez em quando até que engrosse (cerca de 10' a 15').
 Depois do bolo frio, desenforme, abra ao meio com muito cuidado, pois a massa fica super fofa e esfarela com facilidade, coloque o recheio em uma das partes e ponha a outra por cima, cubra com a calda e leve a geladeira para gelar por no mínimo 6 hs, e sempre que consumir manter na geladeira.

Bom apetite...

22 comentários:

Fimère disse...

tu nous gâtes toujours avec tes belles recettes gâteau à l'orange c'est un délice
bonne soirée

caroliny disse...

olá!!maravilhoso .bolo de laranja.adorei,,
caroliny!

Rose disse...

hum...mas é chiquetosa você hein amiga? transformou um bolinho básico em bolo de festa....adooooro bolo de laranja. Bjinhus e boa semana!!!

Beta disse...

Lindo bolo! Nunca recheie bolo de laranja, depois da sua receita tenho que testar. bjs

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

e esta caldinha então??? deliciosa...

bjsssssssssss

Roberta M. disse...

ANA, QUE MARAVILHA DE BOLO, FIQUEI SÓ AGUANDO, PORQUE ANDO TÃO SEM INSPIRAÇÃO PRA COZINHAR QUALQUER COISA....

Taís disse...

Oi Ana!
Nunca tentei rechear bolo de laranja... deve ficar muito bom geladinho!
Bjos e ótima semana!!!

Iliane disse...

deve ter ficado bom demais..amei a receita..bjus e om começo de semana..li

Nice & Ana disse...

♥ Fimère meric cher, il ya dans votre blog gulosiemas trop vous sont un régal pour nos yeux et du goût, une belle semaine pour vous, baisers, ;)...

♥ Carol, obrigada querida fico muito feliz que tenhas gostado, seja sempre bem vinda, beijos e uma ótima semana p/ vc,;)...

♥ Rose, obrigada amiga!!!, vc sempre tão gentil, bjkas e boa semana queridona, ;)...

♥ Beta, olá seja bem vinda, quando vc experimentar me conta se aprovou, bjkas e boa semana p/ vc querida, ;)...

♥ Anita querida, muito obrigada, seus drinks tbem estão de babar, bjkas, ;)...

♥ Rô amiga!!!, que bom que vc já voltou, às vezes acontece amiga, mas depois passa, pode aguar à vontade sem problema, rsrsrsr!!!, bjkas, ;)...

♥ Tatá, fica uma delícia mesmo amiga, uma ótima semana p/ vc tbem, bjkas, ;)...

Amanda disse...

Hummmmm parece ter ficado uma delícia, vou tentar fazer!

Nice & Ana disse...

♥ Li amiga!!! obrigada, ficou uma delícia, uma semana espetacular para vc tbem queridona, bjkas, ;)...

♥ Amanda, querida obrigada, depois me diz se vc aprovou, ok?!!!, bjkas e uma ótima semana p/ vc, ;)...

Camila F. disse...

Ana, que bonito, mudou a cara do blog novamente? Gostei bastante, assim como desse bolo maravilhoso! Beijo!

CARLINHA disse...

Flor! Que delícia...

Adorei!

Bjosss

Copê Gourmet disse...

Aninha,
O Bolo de Laranja está entre os meus bolos preferidos! Aliás, tudo de laranja é bom né?!
Beijos
A Copê

Amehlia Digital ! ® disse...

Oi prima,
Confesso q gosto muito de bolo de laranja...qdo me mudei ano passado p o interior, a região aqui é tomada de plantações de laranja e de fábricas...Então qdo vc entra na cidade logo de cara vem aquele cheiro de bolo assando...por conta do cítrico q fica no ar...
Fiquei um bom tempo sem fazer bolo por conta disso..rsrs...
Vc me deu uma ótima dica, sempre tenho un cadin de leite condensado... e nem me atinei fazer p rechear... deixa o bolinho do café com cara de festa, né Aninha?!
Um bejim grande no seu coração!

Marly disse...

Oi, Aninha,

Finalmente pude vir ver o bolo que já estava atiçando as minhas papilas, só pelo nome, rsrs. Que delícia, adoooro bolos cítricos e esse parece fofo e saboroso!
Já tô indo copiar a receita!

Um beijo e boa tarde!

Maria Inês Feijó disse...

Oi Ana!!!Fiquei aqui salivando por um pedacinho do teu bolo de laranja, essa caldinha que aparece aí na foto parece ter ficado tudo de bom!!Bjs

Nice & Ana disse...

♥ Cami, obrigada pelo carinho amiga, vc sempre tão gentil, bjkas, ;)...

♥ Carlinha, obrigada flor, vc sempre um doce de pessoa, bjkas, ;)...

♥ Copê querida, é verdade a laranja tem o seu valor, bjkas, ;)...

♥ Vinni prima!!!, ai que lindo, seria maravilhoso ter aroma cítrico nas cidades, verdade prima, o bolinho do café virou uma festa, rsrsrs!!!, bjkas no ♥ queridona, ;)...

♥ Marly queridona!!!, obrigada pelo carinho, eu amei seus quitutesw fofos e delicados tbem, bjkas, ;)...

♥ Inês querida, obrigada, realmente ficou delicioso, bjkas, ;)...

Copê Gourmet disse...

Aninha,
Para cada amiga que eu respondo eu chego a alguma conclusão... ai ai ai não sei qual comprar...
uma hora acho que é elétrico, outra acho à gás, afinal agente sempre lembra daquela famosa frase: panela velha é que faz comida boa!
Beijos
A Copê

Nice & Ana disse...

♥ Copê querida é verdade, às vezes pinta aquela dúvida em trocar o certo pelo duvidoso, eu entendo perfeitamente, faço votos que vc consiga se decidir, ok?!!!, bjkas amiga!!!, ;)... ♥

Fluzão Eterno disse...

Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
seu blog,aguardo contato

http://recipeblogchef.blogspot.com/

Recipes

Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/

Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
lmturl@gmail.com

Nice & Ana disse...

♥ Fluzão, muito obrigada pelos elogios e pela visita, pode deixar que colocarei o seu link no meu blog e irei lhe visitar, ok?!!!, bjkas e belo dia p/ vc, ;)...