quinta-feira, 13 de junho de 2013

Esfirra Prática

Esfirras de carne, macias e saborosas...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + balança.
Rendimento: 50 unidades (fiz apenas 1/2 receita).
Fonte: Guia da Cozinha. 

Esfirra (Massa)
1kg de farinha de trigo
3 ovos 
30g de fermento para pão (usei o de saqueta, veja em Dicas e Medidas)
1 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
sal à gosto
1 pitada de açúcar
farinha de trigo para polvilhar

Recheio de Carne Moída
500g de carne moída
1 cebola picadinha
sal à gosto
2 tomates picadinhos sem sementes
1/2 xícara (chá) de cheiro verde
1/4 xícara (chá) suco de limão

Misture bem todos os ingredientes, e deixe descansando por 30'. Aperte bem para sair todo o líquido (deixe a carne depois de espremida em uma peneira, pois ainda sai mais líquido).
 Reserve a farinha de trigo e bata os ingredientes restantes no liquidificador. Coloque numa vasilha e acrescente a farinha já peneirada, aos poucos, até dar ponto de enrolar. Faça 50 bolinhas, pegue a primeira feita, abra (redondo), recheie e feche, apertando 3 pontas para dar o formato de esfirra. Coloque em assadeira polvilhada com farinha de trigo e leve para assar por 25' a 30', ou até dourar levemente.

Bom apetite...

Obs: Eu abro minha massa de modo diferente, com o auxílio de um rolo de massa estico bem a massa e depois corto com a boca de um copo, coloco o recheio e fecho as 3 pontas de massa formando um triângulo, depois coloco na assadeira com o lado do fechamento das pontas virado para o fundo da assadeira, fazendo com que o recheio não saia fora das esfirras quando as mesmas vão ao forno e crescem mais um pouco. 

15 comentários:

Marly disse...

Aninha,

A sua esfirra ficou perfeita, gostei muito da receita e vou salvá-la, rsrs.

Beijoca!

Josy disse...

Adoro esfihas amigas, e se caseirinhas melhor ainda, gostei muito dessa massa vou experimentar. Adorei a dica. Ficaram lindas. Beijocas

Fimère disse...

ils sont très jolis et donnent envie de les goûter :-)
bonne soirée

Andréa disse...

Ana querida,
amei a maneira que vc fez modelou as esfihas, nunca fiz assim pois tenho as forminhas mas nem todo mundo tem e dessa maneira é bem prática.
ficaram lindas e apetitosas!

Bjs ♥

Nina Paim disse...

Uma grande delicia! Eu também faço uma receita assim....ficaram lindas mesmo! Beijinhos...

CRIKA disse...

Adorei a sua receita, e as esfirras ficaram lindas!!!

Aline - Receitazada disse...

Adoro esfirra e as suas ficaram lindíssimas. Nunca me atrevi a fazer em casa, geralmente vamos ao Habbibs comer :)
O modo como fazes também é bacana. Vou anotar essa receita para em breve colocar em prática =)

Tem um sorteio de uma caneca personalizada lá no blog. Fica aqui meu convite pra vc participar também. Beijãoooo

http://www.receitazada.blogspot.com.br/2013/06/sorteio-caneca-personalizada-trekus.html#comment-form

Cozinha de Mulher disse...

Hummmmm essa esfirra ficou super linda... estou aqui desejando essa delícia..
Nunca fiz acredita?
Favoritei rsr

Beijinhos e um dia super especial viu?

Márcia Rocha disse...

Gosto muuuuuuiiiiiito e fiquei com "água na boca" ao ver as suas Esfirras Deliciosas... Huuuuuuummmmmmmm!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

FAZENDO ARTE disse...

Oi Ana, que lindas esfirras, a sua massa ficou perfeita... que maravilha!
Beijos e ótimo fds,
Oslaine

Ana Claudia disse...

Hummm, fiquei pensando agora na maciez dessa esfirra, to com fome, aceitava umas agora amiga...
beijocas, bom final de semana

Camila Faria disse...

Adoro esfirra, mas nunca fiz em casa! E gostei do seu método de abrir a massa!

Executiva de Panela disse...

Ana, sua esfiha está linda e você explica de forma tão simples. Ahhh vou fazer. Gosto demais de esfiha de carne. Dos salgadinhos que têm por aí, é o meu favorito. É assado, tem 'pão' e proteína. Bom trabalho! Beijos, Paula

Nane Cabral disse...

Adorei a receita! Bem prática, vou testar qq dia. Obrigada pela visita lá no blog. Bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

REINVENTANDO disse...

Olá!! Passando para conhecer seu blog, primeiro me deparo com esfirra que gosto bastante..depois passeando pelos seus posts, me deparo com recitas melhores que outras!!
Parabéns pelo blog e já estou te seguindo.
Abraços.Sandra