domingo, 2 de junho de 2013

Geléia de Laranja

Hummmm!!!, geléia de laranja com direito à pedacinhos e casquinhas da fruta, no biscoitinho, torrada , com queijo branco, bolo simples e até purinha é tudo de bom...

Medidas: Kit de xícaras medida  240 ml  + balança.
Rendimento: 2 litros (fiz apenas 1/2 receita, me rendeu 3 potes de 230 g).
Fonte: David Lebovitz.

  Geléia
6 laranjas de Sevilha (usei laranja pêra)
1 laranja umbigo (usei pêra)
2 litros 500ml de água
1 pitada de sal
1kg 600g de açúcar
1 colher (sopa) de uísque (não usei)

Lave e seque as laranjas. Corte-as ao meio, coloque um paninho sobre uma tigela (o paninho servirá de peneira), esprema o suco das laranjas e coe no paninho, reserve o resíduo e as semente dentro do paninho, faça uma trouxinha juntando as pontas do paninho e amarre com uma linha, reserve.
Corte cada casca de laranja em 3 pedaços e raspe as partes brancas do interior das casca com uma faquinha para evitar que a geleia amargue, depois corte as casquinha em pedacinhos de 1 cm, aproveite e corte a laranja umbigo em pedacinhos do tamanho das casquinhas.
Em uma panela grande, coloque os pedaços de laranja, a trouxinha de sementes, a água, o sal, o suco das laranjas e leve ao fogo. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até ficarem transparentes (cerca de 20' a 30').
Desligue o fogo e deixe repousar até esfriar (se possível por uma noite inteira, para que haja uma boa liberação de pectina*).
Leve a mistura novamente ao fogo baixo, depois desse descanso, acrescente o açúcar e mexa de vez em quando para não queimar. Na metade  do cozimento (cerca de 30'), despreze a trouxinha de sementes.
Continue cozinhando até alcançar o ponto geleificante (cerca de mais 40'). Retire do fogo e acrescente o uísque (se for usar). Armazene em potes limpos e esterelizados.
*Substância orgânica contida nas membranas celulares vegetais, e utilizada na fabricação de doces e geléias de frutas.

Bom apetite...

 Obs: "Geléias fechadas duram até 3 anos em temperatura ambiente. Depois de abertas, devem ser conservadas em geladeira por cerca de 15 dias. A vantagem de prepará-las sem conservante e que dá para saber quando ela está estragada: se aparecer algum sinal de mofo, lixo".
Fonte da Observação: Revista Casa e Comida (fev/mar2012). 

16 comentários:

Maria Inês Feijó disse...

Querida Ana!! Eu simplesmente sou apaixonada por geléia de laranjas, com pão ou como acompanhamento de um bolinho fica uma delícia. Estou levando tua receita! Bjs e uma ótima semana!

Rose disse...

Adoro geleias...de laranja então é perfeita e se colocar uma pimentinha deve ficar boa tb...
Bjinhus!!!

Lylia disse...

Oi Ana,
Adoro fazer geleias caseiras e essa com laranja me pareceu bem gostosa e simples assim de fazer.
Bj e boa semana,
Lylia

Cozinha da Monica disse...

Aninha, minha amiga linda! que delícia de receita! Amo geléia de laranja! A sua ficou linda!
Vou levar a receita comigo, bj.

Josy disse...

Meninas não tem comparação uma geléia feita em casa, bem caseirinha. Adorei essa receita e gosto demais de geléia de laranja. Ficou linda. Adorei. Beijocas, uma ótima semana

Renata Boechat disse...

Minha amiga,

meus aplausos!

Sua geleia está lindíssima! Que cor, que brilho, que aspecto mais apetitoso,

Nota 10!

Andréa disse...

Amigas,
sou apaixona por geleias, as caseiras são mais saudáveis e mais saborosas,essa ficou com uma cor linda e a receita é nota 10, perfeita!

Beijinhos, ótima semana!

Amehlia Digital ® disse...

Olá queridas!
Estou muito em falta desde que comecei a tratar da saúde, mas hoje tirei um tempo para matar as saudades!
Que delícia! Gosto muito de laranja e com a torradinha já me deixaria muito feliz!
Um bejim grande pra vocês!

Camila Faria disse...

Gosto muito de laranja, mas não sou tão fã da geléia, acredita? Prefiro a fruta mesmo, ou um bolo de laranja...

Beijo querida!

Regina Fernandes disse...

Meninas amigas queridas, eu sou apaixonada por geleia de laranja, mas essa era a única que eu não sabia fazer e agora quando cheguei e vi essa receita maravilhosa e caseira, pensei, vou levar a receita e fazer em breve . Se der certo,venho te contar,oK?rs. Mas vai dar, pois está tão bem explicadinha!!!

Julia Gonzalez disse...

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e há a apresentação maravilhosa. Uma delícia. Eu amo o laranja.
Beijos e sempre!

Ana Claudia disse...

Nunca provei geleia de laranja, mas me parece divina pelo aspecto.
beijinhos, bom dia

marijose disse...

Me encantan las gelatinas, me apunto tu receta, besos

Evelyn disse...

Acredita que eu nunca experimentei geleia de laranja?! Fiquei com vontade!

Bjs!
http://newromantic.net

Maísa disse...

É uma de minhas preferidas...Adoro!Que linda ficou!Uma hora eu tento...beijão

Talita disse...

Que delícia, Ana! Já me imaginei no sítio numa bela manhã ensolarada tomando café com essa geléia! Perfeita!

Beijos