domingo, 9 de junho de 2013

Torta de Maçã Alemã

Massa aromatizada com canela, recheio de maçãs e farofinha crocante...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida +balança.
Rendimento: 8 porções (fiz apenas 1/2 receita).
Fonte: M de Mulher.

1 xícara (chá) de açúcar
2 + 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal (não usei)
150g de margarina gelada em cubos
1 xícara (chá) de castanhas do Pará  picadas grosseiramente (usei nozes) 
1 gema
Recheio de Maçãs 
6 maçãs grandes
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
suco de 1 limão
Modo de Preparo
Massa da Torta
Em um recipiente misture o açúcar, a farinha de trigo, a margarina, o fermento, a canela e o sal e faça uma farofinha. Divida a massa em duas partes 1/3  e 2/3. Misture a gema na parte correspondente a 2/3 e trabalhe a massa até ficar homogênea. No 1/3  restante misture a castanha do Pará. Embrulhe em filme plástico as duas partes de massa e leve à geladeira por 30'.

Recheio
Descasque as maçãs, retire o miolo e as semente e corte-as em fatias finas. Misture o açúcar, a canela e o suco de limão à elas. Reserve.

Montagem
Preaqueça o forno 220ºC. Abra a massa com o auxílio de um rolo e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível 25 cm de diâmetro. Acomode as fatias de maçã reservadas sobre a massa e por cima das maçãs polvilhe a farofinha crocante de castanha do Pará (1/3 da massa reservada). Leve ao forno por aproximadamente 50', ou até dourar.

Bom apetite...


Dica: Se sobrar massa, reaproveite da seguinte forma: acrescente um pouquinho de castanhas ou nozes (picadinhas) ao que sobrou da massa, abra a massa restante com o rolo e corte com um cortador de biscoitos (do formato desejado), com a boca de um copo ou com a boca de uma xicrinha de cafezinho e faça biscoitos, coloque em fôrma untada e polvilhada (ou fôrma coberta com papel manteiga) e leve ao forno até que doure o fundinho dos biscoitos (uns 8' a 10', dependendo do seu forno), fica uma delícia e super crocantinho...

20 comentários:

Rose disse...

Huuummmm torta de maçã = sabor de infância...boa semana. Bjinhus!!!

Andréa disse...

Ana querida,
se a massa é aromatiza com canela imagino o recheio que ficou super tentador, ou melhor a torta está perfeita, canela e maçãs juntos combinação perfeita, torta linda!

Beijos, ótimo final de domingo!

FAZENDO ARTE disse...

Oi Ana, que torta maravilhosa, maçã com canela é uma combinação perfeita, que sugestão deliciosa... com sorvete hummm... fica perfeita!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

Cozinha de Mulher disse...

Nossa ficou linda..
A combinação de maçã com canela pra mim é perfeita..
Deu uma vontade de experimentar..
Hummmmm

Beijinhos e uma noite super linda viu?

Sadhia Hage disse...

oi minha querida sabe esta torta esta divina e maravilhosa meu ameiiii esta perfeita
bjinhos doces

Josy disse...

Meninas, adoro torta de maçã, e essa ficou lindíssima. Gostei muito da dica das sobras, uns biscoitinhos são sempre bem vindos. Beijinhos, ótima semana

Rachel disse...

Minha nossa, até posso imaginar o cheiro dessa torta pela casa... hummmmmmmmm!!!

Nina Paim disse...

Hum.... adoro tudo de maçã e essa torta é mesmo irresistível! Gostaria de ter a minha fatia, mas não tem problema, vou preparar umazinha logo, logo. Beijinhos...

Márcia Rocha disse...

Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes :0)
Adorei a receita.... Huuuuummmmm!!!!
Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog. Lá as postagens são diárias, e tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato...
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

Camila Faria disse...

Sou apaixonada por essa torta de maçã! E adorei a dica no final, dos "biscoitinhos"!

Lylia disse...

Todos os sabores que adoro, Ana! Essa vai ter que entrar na minha cozinha.
Bj e boa semana,
Lylia

Talita disse...

Parece que senti o cheiro dessa torta, de tanta vontade que fiquei! Receita deliciosa, Ana!

Beijos

Juliana disse...

Adorei a idea de canela na massa...a torta esta super linda e deliciosa.
YUM!
Tenha uma semana maravilhosa Ana :D

Aline - Receitazada disse...

Oi Ana!
Que torta mais linda essa!
Eu tentei fazer uma vez mas foi uma negação...rs
Vou anotar sua receita e tentar fazer. Adorei suas dicas e receitas. Já vou seguindo pra acompanhar as novis, rsrsrs
Beijãooooo!!!!!

Ana Claudia disse...

HUMMMMM, torta de maçã é sempre uma delicia, aceito um pedaço... Deu água na boca com essa foto maravilhosa.
beijo grande!

Marly disse...

Oi Aninha,

Delícia de torta, além de linda! Pude quase sentir o aroma dela daqui, rsrs.

Beijoca!

Brisa Petala disse...

OLÁ ANA
Passando para conhecer um pouco do seu blog. Que deliciosa torta. Te convido para me fazer uma visita.Feliz dia dos namorados que ele seja comemorado todos os dias.
Ana

Sadhia Hage disse...

oi minha linda vim te desjar uma ótima quarta feira bjinhos doces

Fabiola disse...

Ana, perdoe-me pelo sumiço. Hoje deu uma brechinha e estou passeando nos blogs amigos. Tanta coisa gostosa! Essa torta está linda e com todos estes ingredientes maravilhosos, todos devem ter comido de joelhos, né? Fiz umas tortinhas e também coloquei canela na massa, dá um toque muito especial. Um beijo grande no seu coração! Fabiola

Evanir disse...

Hoje estar aqui no seu blog tem um sabor especial para mim ,
pois muitas vezes luto para não deixar ninguém sem a resposta
do comentário deixado no meu blog.
O carinho recebido é tudo na minha vida
da forças para minha vida nunca parar
ou demorar um pouco mais entre vocês.
A luta tem sido grande , mais a força que emana de vocês
me fortace na luta de seguir sem olhar muito para traz.
Quando temos amizades maldade , sem inveja,
sem preconceitos com os problemas de amigas.
Nos elevamos como ser humano que passamos ser na vida
depois de vencer a dura batalha para continuar a viver .
Um Dia encontrarei solução para minhas perguntas,
Porque eu meu Deus?
Nunca devemos questionar porque eu..porque?
com o tempo conhecemos os porque dos desígnios de Deus.
È onde aprendemos valorizar um folego de vida
é sentir que podemos ainda vencer os obstáculos
imposta para nosso crescimento e evolução como ser humano.
Até nosso retorno para o jardim de rua de ouro cercada de anjos.
A cada dia temos uma chance para recomeçar e escrever um novo começo.
O sol é o mesmo, mas os raios de luz,
trazem a novidade de um tempo que é único.
Deus está no comando da sua vida,
mas Seu amor indica possibilidades para sermos felizes.
Se for preciso, recomece tudo outra vez.
Um feliz e abençoado final de semana beijos
no coração infinitos carinhos na alma.
Evanir: espero ter deixado um pouco de mim..