quinta-feira, 4 de julho de 2013

Risoto de Linguiça e Cerveja Preta

Risoto de sabor acentuado, e a cremosidade fica à critério do queijo...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medidoras +balança.
Rendimento: 6 porções (fiz apenas 1/2 receita).
Fonte: Mais Você.

Risoto de Linguiça
3 latas de cerveja preta
3 colheres (sopa) de azeite
500g de linguiça aferventada sem pele (usei calabresa defumada sem aferventar e sem pele em rodelas)
1 cebola média picada
1 + 1/2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (próprio para risoto)
folhas de manjericão lavadas à gosto (não usei)
sal à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga gelada e picada (usei margarina)
 1 xícara (chá) de parmesão ralado (usei muçarela)

  Numa panela em fogo médio coloque a cerveja preta para ferver.
Enquanto isso, numa outra panela em fogo médio, esquente o azeite e doure a linguiça com a cebola picada. Junte o arroz arbóreo e refogue por 4' ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados.
Incorpore aos a cerveja preta (que ficou fervendo), mexendo sem parar até o arroz ficar "al dente" (cerca de 18').
Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também as folhas de manjericão e a manteiga. Mexa vigorosamente e incorpore o queijo parmesão ralado. Misture bem, acerte o sal e sirva a seguir.



Bom apetite...

18 comentários:

Ana Claudia disse...

Esse risoto está de arrasar, amei, fiquei imaginando o sabor.
beijocas, um lindo dia!

Nane Cabral disse...

Olá, obrigada pela visitinha lá no blog. Boa sorte no sorteio! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

luci disse...

Que delícia de risoto vou levar a receita
beijos

Iris Isabelle disse...

hummm eu adoro risoto e esse parece uma delícia

beijus

Amehlia Digital ® disse...

Mas que risoto super diferente, deve ficar delicioso!
Gostei da cremosidade e a linguicinha vai agradar muito meu povo =)
Um bejim bem grande!

Josy disse...

Uau que belo risoto meninas, nunca fiz com cerveja preta, deve ter ficado saboroso demais, além de uma cor linda. Adorei. Beijocas

Andréa disse...

Aninha querida,
ainda não experimentei risoto com cerveja preta, esse ficou com um aspecto delicioso, receita nota 10!

Bjs ♥

Camila Faria disse...

Nooossa, que delícia Ana!!! Arrasou com essa receita!

Fabiola disse...

Ana, muito diferente! Não vi ainda um risoto com cerveja, deve ter ficado formidável e muito perfumado. Adoro colocar bebidas nas preparações. Beijos mil
Fabiola

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Ana bem diferente com cerveja nunca provei bjs Rosinha

Sadhia Hage disse...

oi minha amiga tudo bem? este risoto esta uma tentação estamos em sintonia hoje tenho risoto também amei sua sugestão bjokas doces

Cozinha de Mulher disse...

Ana minha linda.. que saudade.
Menina, esses dias foram tão corridos e acabei nem passando por aqui, mas chegando agora e sofrendo com essa delícia.
Hummmmm

Adorei, sou louca por risoto..
Oh meu Deus!! E esse está com uma carinha de quero mais..
Oh trem bão!

Um beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

Minha vida de campo disse...

Que delicia, adorei a dica, vou fazer, o manjericão dá um toque todo especial numa comida.
Tenha um ótimo fim de semana.

Márcia Rocha disse...

Adooooooooooro... Huuuuuummmmmmmm... DELICIA!!!
Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
 
http://decolherpracolher.blogspot.com

REINVENTANDO disse...

Que receita com ingredientes diferentes e me parece com sabor delicioso!!
Abraços.Sandra

FAZENDO ARTE disse...

Ana querida, esta combinação de sabores fica maravilhosa... eu já fiz uma receita parecida, hummm... bom demais!
Beijos e ótimo fds,
Oslaine

Sadhia Hage disse...

oi minha linda vim te desjar um ótimo final de semana bjus

Rose disse...

Amooo cerveja mas não sou muito fã de comidas feitas com ela...mas confesso que fiquei tentada em provar esse risoto...