Pão com aroma incrível que fica por conta da baunilha, a massa crua já exala a maravilha desse perfume e a textura da mesma é super fofa...
Medidas: Kit de xícaras medida 200 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 1 pão grande ou 2 pães médios (fiz apenas 1/2 receita).
Fonte: Blog União.
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
3 tabletes de fermento biológico fresco (45 g)
1 xícara (chá) de leite morno (200 ml)
3 ovos (cerca de 180 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal ( 40 g, usei margarina comum)
4 colheres (sopa) de óleo (60 ml)
1 pote de iogurte natural (200 g)
1 colher (chá) de sal
8 xícaras (chá) de farinha de trigo (880 g)
1 ovo inteiro batido para pincelar
Na tigela da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite, os ovos, a baunilha, a manteiga, o óleo, o iogurte e o sal. Bata até formar uma mistura homogênea. Acrescente aos poucos a farinha de trigo. Retire da batedeira, coloque a massa sobre uma bancada e sove-a. Reserve a massa na tigela da batedeira (1ª foto), dentro de um saco plástico até dobrar de volume (o meu eu deixei cerca de 1 hora). Divida a massa em 2 partes e faça dois pães à seu gosto (redondos como broa, compridos como uma baguete ou pãezinhos individuais). Disponha os pães em assadeira untada e enfarinhada, deixando uma distância de 4 cm entre eles, pincele com o ovo e deixe crescer até dobrarem de volume (o meu deixei por mais 1/2 hora). Asse em forno preaquecido (assei em forno preaquecido 210ºC por 30' até dourar.
Bom apetite...
Dica: 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g) correspondem a 1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco.
Quanto ao congelamento, embale, extraia o ar, etiquete e congele por até 3 meses. Descongele na geladeira, sem retirar da embalagem.



21 comentários:
Aninha querida, bom dia!
Sou apaixonada por pães, gosto de sovar e sentir a massa, tenho uma mfp, quase não uso prefiro sovar é bem mais gostoso, rsrs.
Vou levar a sua receita, seu pão ficou lindo, fofinho e com certeza delicioso, adorei!
Bjs ♥
Esta acho que vou ter de experimentar :D!! Simples e parece tão bom!!
Que delicia esse pão, o cheirinho do pão é maravilhoso.
Tenha um ótimo dia.
Adoro fazer pão em casa e esse está com uma cara maravilhosa Ana!
Oi Ana, que pão mais fofo e lindo, nada com um pão quentinho saindo do forno hummmm!
Oslaine
Bjs
Ana que coisa mais linda..
Olha, a massa ficou tão gulosa..
Hummmmm
O iogurte natural é tudo né?
Fiz uma receitinha usando essa maravilha esses dias e amei..
O seu pão está dos deuses..
Bem que queria uma fatia agora mesmo.
Beijinhos e uma tarde linda viu?
Este pão ficou com ótimo aspeto:) já ia uma fatia!!!beijinhos
Huuummm parece deliciosa!
delicia! estou levando.
beijocas...fiquem em paz.
obrigada pelo carinho sempre.
Aninha Querida que pão irresistível, eu quero!!!!
Adorei beijos Luci
Oi Ana,
Adoro pães caseiros e esse com iogurte deve ficar muito gostoso.
Bj,
Lylia
hummmmm esse pão deve ter ficado delicioso
está lindoooo e com aparência de muito fofinho
beijus
oi minha amiga que pão divino ameiiii parabens querida bjus doces boa sexta feira bjus linda
Há meu amor mexeu no meu ponto fraco sou louca por pão agora pão de iogurte deve ser melhor ainda...
bjs
Gélia
Tenho uma MFP, copiei a receita e a farei sem dúvida... Esse pão quentinho com uma manteiguilha... Huuuuuuummmmmmmmmmmmm!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.blogspot.com
Eu adoro tudo o que é pão... e esse deve ser mesmo uma delícia. Vou experimentar fazer.
Obrigada por suas visitas.
Beijos e bom fim de semana
Lita
Que pão original!! Nunca tinha visto nenhuma receita com iogurte! Fiquei com vontade de experimentar :)
R de Rita
Parece tão fofinho!!!
Incrível essa receita, flor!!!
Bjos
Olá queridas amigas, estava com muitas saudades do blog e das amigas,já estou de volta e curiosa para saber o que vocês prepararam. Adoro pães e bolos que levam iogurte, ficam especialmente macios e deliciosos.Excelente receita. Boa semana amigas e até amanha. Beijinhos
hmmm que delícia, adorei a receita
Guru de beleza
Uum que delicia vou seguir para acompanhar tudo!
Bjo
decorehouse
Postar um comentário