quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Crumble de Maçã

Para o lanche da tarde ou servido com uma bola de sorvete de creme como sobremesa, um doce fácil, suculento, com recheio de frutas, no caso aqui maçãs, uma delícia...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + balança.
Rendimento: 6 porções.
Fonte: Mais Você.

Recheio de Maçã
6 maçãs verdes médias, descascadas e picadas
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 xícara  (chá) de açúcar
2 pedaços de canela em rama

Crumble (Farofa Doce)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de açúcar
100g de manteiga gelada e picada (usei margarina)
1/2 xícara (chá) de leite (não usei)
1 ovo ligeiramente batido (não usei) 

Numa panela, em fogo médio, coloque as maçãs verdes médias descascadas e picadas, o suco de laranja, o açúcar e a canela em rama.
Cozinhe por 15' ou até que as maçãs fiquem macias e a calda encorpe um pouco.
Retire do fogo. Tire os pedaços de canela e distribua o doce num refratário (16 cm x 26 cm) untado com manteiga. Reserve.
Crumble (Farofa Doce)
Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o açúcar. Adicione a manteiga gelada e picada e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa (parei por aqui).
Acrescente o leite e o ovo (não usei ambos, pois acho que iriam interferir na consistência do crumble, o deixando mais para cobbler, tipo bolo fofo) ligeiramente batido.
Misture bem. Distribua a massa (no meu caso a farofa doce) sobre o doce de maçã, cobrindo-o totalmente.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40' ou até a massa dourar.
Retire do forno.
Sirva quente ou fria. Se preferir, sirva com sorvete.


Bom apetite...

26 comentários:

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Ana,delicia essa sobremesa e com sorvete melhor ainda bjs Rosinha

Andréa disse...

Bom dia Aninha!
Uma receita tão simples e tem um ótimo resultado.
Para acompanhar uma bola de sorvete....hummmmmm...perfeito!

Bjs ♥

Camila Faria disse...

Amo Crumble de Maçã Ana!!! Delícia demais!

Andrea Colucci disse...

Hum parece gostoso!
Olá Ana lindo o seu cantinho muito fofu parabéns, vim de fazer uma visita espero vc no meu cantinho bjs fique com Deus.
http://drea-amigos.blogspot.com.br/

Daniel Moura disse...

Que delicia, combina com um sorvetinho de creme


abraço
Daniel
www.feitonahora.com

Ni Areias disse...

Que delicia, e o da fotografia tem um aspeto divina!
Bju :)

therainbowbyni.blogspot.pt/

Tais Martins disse...

Ana que delicia!!
Ja vou anotar.
Bjoos
decorehouse

Merchi disse...

!!Fabulosa!!. Y que fácil de preparar.

Besos

Simone Felic disse...

Que delícia, não conhecia esta receita.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

CARLINHA disse...

Hum... Que delícia.

Eu comi uma vez só e era de abacaxi.

Bjos

Karin Filgueira disse...

Sou louca por maçã!!! Meu filho tbm!!!
Boa noite, amiga!
À propósito, agendei um post com minha receita de bolo de maçã pra postar semana que vem - ele não pode faltar aqui em casa.
Receita anotada! Ai, que delícia!
Obrigada por compartilhar!!!

Deus abençoe!
Bjs!!!
Karin Filgueira
BLOG: - Meu Doce Lar

Bruna Correa disse...

Essas receitas acabam comigo! hahaha
Deve ser muito bom!
Beijos

http://bruh-correa.blogspot.com.br/

piteis da dinha disse...

Hummmmm!
N/estou conseguindo falar pq a boca ficou cheia d'água kkkkk
Que delícia!

Bjssssss querida e um FDS lindo e abençoado p/vcs

Brisa Petala disse...

OI QUERIDA ANINHA
Que delicia de sobremesa.Passando para agradecer sua presença no meu cantinho e pelo carinho com a amiga Marly. Um feliz fim de semana.Muito grata.Não são as coisas bonitas que marcam nossas vidas, mas sim as pessoas que têm o dom de jamais serem esquecidas! Tenha um ótimo dia... Amo sua amizade.
Ana

Lylia disse...

Adoro esses crumbles, Ana. outro dia experimentei um crumble salgado e também foi aprovadíssimo.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Andréa disse...

Aninha querida,
bom fds junto a sua família!
Bjs

Márcia Rocha disse...

Huuuuuuuuummmmmm... Essa DELICIA eu vou ter de experimentar.
Passando por aqui para agradecer o carinho, e desejar te um Excelente Fim de Semana :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com
 

Criando Artes Carla disse...

Olá querida, que delicia essa receita! Lá se vai minha dieta rsrsrs
Beijos e um bom fds.

disse...

Ui, que bom!!!! PS:Se tiveres curiosidade, já coloquei o meu vestido de casamento no blog ;)

www.semjeitonenhum.com

 Gilda Ferreira Machado disse...

Que delicia de receita!!!Tudo com maçã fica maravilhoso.Deixando aqui sempre o meu carinho e um excelente final de semana.Bjs.

Márcia Rocha disse...

Passando por aqui para agradecer o carinho de sempre, e desejar te um Excelente Fim de Semana :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

Ana disse...

Olá bom dia eu também me chamo Ana e vim te visitar a tua cozinha pela primeira vez. Sou muito bem recebida com um crumble delicioso, por isso virei mais vezes.
Bom fim de semana.
Bjs
Ana

piteis da dinha disse...

Oi Aninha, passei p/desejar uma semana linda e abençoada p/vcs

Tais Martins disse...

Oi Ana que bom que gostou da dica,
Bom domingo,bjos
decorehouse

Rosita Vargas disse...

Me encanta me encanta una gran delicia se ve irresistible esta sobremesa,abrazos.

Ana Rita Moreira disse...

Uma das minhas sobremesas preferidas :)

R de Rita