segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bolo de Banana com Canela da Marly

Bolo fofo, aromático, suculento pela presença da banana, um verdadeiro mimo para os olhos e paladar, vindo diretamente da cozinha da amiga Marly do blog Saboreando a Vida, um blog lindo, recheado de grandes delícias e repleto de dicas elegantes para seu lar...

Medidas: Kit de xícaras 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 10 a 12 porções.

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1/2 xícara (chá) de amido de milho
3/4 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina sem sal
3/4 xícara (chá) de leite
2 ovos grandes
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 bananas sem casca e cortadas no comprimento (longitudinalmente)


1/4 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de canela em pó

Misture tudo e reserve.


Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo média de uns 20 cm de largura (para este receita, melhores são as planas, sem buraco no meio). Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até que virem um creme esbranquiçado e fofo.
Enquanto isso, peneire juntamente sobre uma tigela, a farinha de trigo, o amido, o fermento e o sal, reserve.
Preaqueça o forno 180ºC (médio).
Tire a tigela com o creme da batedeira e acrescente os secos misturando delicadamente e alternando com o leite. Por fim misture as claras em neve (se estiverem murchas, bata novamente antes de colocar na massa). Esparrame um pouco de massa no fundo da fôrma reservada e distribua uma parte das bananas sobre ela. Polvilhe a mistura de açúcar com canela sobre as bananas e cubra novamente com massa. Repita o processo até que acabem as bananas e a massa (pode ser feita apanas uma camada de banana, eu fiz duas camadas).
Leve ao forno por 35', faça o teste do palito. Tire o bolo do forno, deixe esfriar por 15' na fôrma e desenforme no prato de servir.

Bom apetite...

21 comentários:

CARLINHA disse...

Adoro canela, Aninha!

Parece muito gostoso.

Bjos

Camila Faria disse...

Banana + canela = combinação perfeita!!!

Tertúlia da Susy disse...

Ficou bem bonito e eu adoro canela!
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Sadhia Hage disse...

amei amiga ameiiii parabens bjus

Lita disse...

Esse bolo deve ser mesmo uma delícia. Eu adoro banana e o sabor e cheirinho da canela. Vou anotar.
Beijos e uma boa semana.
Lita

Marly disse...

Oi, Aninha,

Depois de uma semana no maior sufoco para me fazer presente até no meu próprio blog, resolvi que tinha de me atualizar na leitura dos blogs que sigo e assim cheguei aqui, rsrs. Que bom que este bolo tenha te agradado ele é mesmo fofo e bom. O seu ficou diferente, mais bonito, rsrs.
Olha, se você quiser experimentar outro bolo de banana supimpa, faça um dia o bolo de banana com farinha de rosca, que publiquei, pois ele é fácil e muito bom! Obrigada pelas palavras gentis, você sempre foi um doce, rsrs.

Um beijo e boa semana.

Criando Artes Carla disse...

Queridas Nice e Ana!
Adoro passar por aqui e ver essas deliciosas receitas.
Beijos,
http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

Oslaine disse...

Oi Ana, que delicia de bolo, banana e canela hummmmm... adoro, lindo bolo!
Uma ótima semana,
bjs

Andréa disse...

Aninha minha querida,
imagino o sabor e o aroma desse bolo...hummmmmmmmm!
Receita da Marly testada por vc só poderia ficar assim, uma tentação!

Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

Simone Felic disse...

Também com este nome tudo se torna muito saboroso.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Lourdes Ayalla disse...

Hummmmm, adoro receitinha com banana, e com canela fica uma maravilha, receita anotada.
Linda semana.
Bjs.
Silvia.

Sílvia disse...

Tudo denominação, combinação perfeita, receita anotada.
Linda semana.
Bjs.
Silvia.

Josy disse...

Meninas queridas, vi esse bolo na Marly e fiquei tentada também. Adoro bolo de banana e com canela fica super aromático. Ficou lindo seu bolo e não tenho duvidas, que ficou bem saboroso. Bela escolha. Beijinhos, uma linda semana

Ana Paula Formigoni disse...

Gosto de tudo que vai canela,mas vamos combinar a banana nasceu pra casar com a canela,né???

Janaína Campos disse...

Que receita deliciosa Nice.
Mais uma delícia para o meu caderno de receitas.
Fui lá e conheci o cantinho da Marly, bom demais!
Beijos, Jana (=

Fabiola disse...

Ana, parece tão fofinho!!! Acho que não tem cheirinho melhor que banana com canela. Reconforta mais que sorvete! kkkk O blog da Marly é muito inspirador mesmo. Beijos mil
Fabiola

Miguel Alexandre Pereira disse...

Eu adoro comer banana, portanto esta é a receita certa para mim! Acho que vou começar a comer de vez em quando com esta receita. Sempre com um fantástico aspecto :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Márcia Rocha disse...

Huuuuuuuummmmmmmmm... Eu bem que queria um pedaço dessa delícia!!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
 
http://decolherpracolher.blogspot.com

Juliana disse...

Delicious combination, banana and cinnamon...looks delicious Ana.
Have a beautiful week querida :D

Bruna Correa disse...

Estou lendo bem naquele horariozinho do café da tarde.
Salivando! :)

http://bruh-correa.blogspot.com.br

debora fernandes disse...

OLÁ PASSANDO AQUI...PRA CONHECER SEU CANTINHO ...E DEIXANDO CONVITE PARA Q CONHEÇA O MEU TBM...
http://design-visuall.blogspot.com.br/
BJS