segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lasanha Bolonhesa

 Lasanha deliciosa com molho bolonhesa...

Medidas: Kit de xícaras medida 250 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 8 porções (fiz apenas 1/2 receita).
Fonte: Panelinha.

4 colheres (sopa) de manteiga (usei margarina)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite integral
1 pitada de noz moscada
sal e pimenta do reino à gosto

1 kg de tomates maduros
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (usei molho de tomate pronto)
1 folha de louro
1 litro de água
2 colheres (sopa) de óleo

500 g de carne moída
1 cebola picada
1 dente de alho picado
50 g de bacon em cubinhos
suco de 1/2 limão
folha de louro
1/4 colher (chá) de cominho (não usei)
1/2 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
1 colher (sopa) de cebolinha picadinha
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de extrato de tomate (usei molho de tomate pronto)
500 ml  de molho de tomate (receita acima)

500 g de massa fresca para lasanha
300 g de queijo muçarela fatiada
300 g de presunto fatiado
1 litro de molho branco
1 litro de molho de tomate


Em uma panela, misturar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo até engrossar. Reserve.
Corte os tomates em quatro.
Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo baixo para aquecer. Acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue por mais 1'.
Junte os tomates, o extrato de tomate, a folha de louro e os temperos. Misture com uma colher.
Adicione a água e deixe cozinhar por 20' ou até que os tomates fiquem macios.
Transfira o conteúdo com os tomates para o liquidificador e bata em velocidade alta por 30''.
Passe o molho batido por uma peneira e despreze o bagaço.
Leve o molho ao fogo novamente bem baixo e deixe reduzir por 15'.
Enquanto o molho reduz faça a bolonhesa.
Numa tigela, coloque a carne moída e tempere com o suco de limão e o cominho. Numa frigideira antiaderente coloque o bacon picado eleve ao fogo baixo  parar fritar por 2'. Adicione o alho e a cebola e refogue por mais 1'.
Aumente o fogo para o alto e acrescente a carne moída. Mexa bem com uma colher para que a carne fique bem soltinha. Junte o molho de tomate reservado e reduzido e os temperos restantes. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 4'.
Em uma refratário, coloque molho branco no fundo e uma camada de massa.
Agora uma camada de molho bolonhesa, presunto e massa novamente, molho branco, queijo e massa. Cubra essa última camada com molho bolonhesa, finalize com branco e queijo.
Forno preaquecido 180ºC por 15' a 20'.

Bom apetite...

21 comentários:

Miguel Alexandre Pereira disse...

Um dos meus pratos preferidos, simplesmente adoro! Não há nada que me deixe mais contente do que ter lasanha no prato! Uma escolha aprovadíssima!

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Camila Faria disse...

Taí uma coisa que faço pouco aqui em casa: lasanha! Mas adoro, preciso fazer mais!!!

Simone Felic disse...

Hummmm!!! que delícia , e que textura está de arrazar esta receita.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Andréa disse...

Aninha querida,
lasanha com molho a bolonhesa é a melhor que existe, fiquei com água na boca, delícia total!

Beijos, feliz semana junto a sua família ♥

Josy disse...

Amo lasanha Ana, a bolonhesa de fato é uma das melhores. Essa sua está maravilhosa, com molho branco, molho a bolonhesa, presunto e queijo que mais posso querer? Perfeita e linda. Beijinhos, ótima semana

Womens Stuff disse...

Deliciaaaa :)

piteis da dinha disse...

Oi Aninha, uma lasanha dessa quem é que resiste?
Eu, não resisto.
Só suspirando, hummmmmm!
Bjsssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

Criando Artes Carla disse...

Querida, que maravilha essa lasanha!!!!!!!!
Aqui amamos e com certeza vou levar para mim.
Beijos e tenha uma boa semana

sisi sartor sisitricot disse...

Meu filho adora estou devendo a ele, vou experimentar. Acredita que nunca fiz diferente de presunto e queijo.
Bjs.

CARLINHA disse...

Parece muito fácil de fazer...

Gostei!

Bjos

Marlene Ferreira disse...

Hummmm só pode ter ficado uma gostosura, Aninha! Já imagino o sabor do molho e o queijo derretendo, aiaiai bom demais da conta! Desejo um dia feliz pra vcs! Bjos!

cristiane de paula goiatá goiatá disse...

Uau, que visual lindo!!!
ADoRO lasanhas, de tudo tá? Sou gulosa a respeito de massas, tenho que me conter senão é devastador!! hahahahahaha!!
Adorei o bolo caipira! Bolos são meu forte! Nos finais de semana gostamos de variar, mas eu também me perco nessa!! Como demais! Pra recuperar é complicado!
Grande beijo meninas!!
Apareçam!
Apareçam! Linda semana para nós!
Cris

Juliana disse...

What a beautiful lasagna Ana...I love the molho branco...creamy and delicious with the molho bolonhesa...yum!
Have a beautiful week querida :D

Karin Filgueira disse...

Ana, que saudades, amiga!
Me perdoe a ausência... estou em falta com minhas comadres tamanha minha correria, viu!
Mas estou, aos pouquinhos, colocando as visitas em dia.
Como você está?
Essa lasanha está uma loucura!
Manda um pouquinho pra mim, vai... :-)

Fica com Deus, minha linda!
Bjs!

Amehlia Digital ® disse...

Lasanha é tudo de bom!
Mesmo fazendo em casa, sempre fico de olho em algum segredinho... e vi o bacon no molho, gostei!
Um bejim bem grande!

Ana Claudia disse...

hummm, lasanha a bolonhesa é tudo de bom, a sua está linda e suculenta.
beijos

Simone Felic disse...

Tenha uma bela tarde.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Janaína Campos disse...

Ana,
aqui em casa a minha receita de lasanha também faz o maior sucesso. Deu água na boca.
Como tudo que aqui é postado.
Obrigada pela visita.
Beijos mil,
Jana =)

Cadinho RoCo disse...

Nossa, que delícia!
Cadinho RoCo

Oslaine disse...

Oi Ana, uma lasanha saborosa assim fica difícil resistir... adoro!
Bjs

cristiane de paula goiatá goiatá disse...

Meninas queridas, obrigada pelo carinho!!
Quando passo por aqui, me sinto em casa, parece que seu blog tem cheiro de bolo com café!
Ótima quinta!
Mil beijos nas duas!
Cris
* curiosidade: Vocês trabalham com comida?