quinta-feira, 31 de julho de 2014

Canjica

 Canjica levinha, uma delícia...

Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml.
Rendimento: 12 porções.
Fonte: M de Mulher.

1 + 1/3 xícara (chá) de milho branco para canjica
4 + 1/2 litro de água
1 xícara (chá) de leite de coco
1 + 1/4 xícara (chá) de açúcar (usei apenas 7 colheres de sopa)
1 xícara (chá) de leite (usei semidesnatado)
canela em pó à gosto
amendoim torrado à gosto (não usei)





Em uma tigela grande, coloque o milho de molho em 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra.
Na panela de pressão, junte o milho e a água restante, tampe e cozinhe em fogo alto até começar a chiar. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45', ou até o milho ficar macio.
Tire a pressão da panela. Abra e escorra o líquido. Transfira o milho novamente para a panela. 
Junte os demais ingredientes e mexa  com uma colher de pau. Cozinhe em fogo alto, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa.
Distribua em 12 tigelas pequenas. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela e amendoim torrado.

Bom apetite...

13 comentários:

Oslaine disse...

Bom dia Ana querida,
canjica com este friozinho que esta fazendo é tudo de bom hummmmm... delicia, quentinha com amendoim fica muito bom, a minha mãe fazia assim, adoro!
Bjs

Camila Faria disse...

Canjica é A CARA do inverno, né Ana???

Miguel Alexandre Pereira disse...

Nunca experimentei, mas parece ter muito bom aspecto. Fiquei com imensa vontade de provar :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Ana Claudia disse...

Canjica já é bom, no inverno melhor ainda. beijocas

Juliana disse...

Canjica? I have not had it for ages...que saudades!
Looks delicious Ana, creamy and comforting.
Tenha um ótimo final de semana querida :D

piteis da dinha disse...

Aninha, você pode mandar um pratinho p/mim? kkkk
Adoro!

Amiga, estou passando também p/desejar um "agosto" de muita alegria, saúde e prosperidade p/vcs.
Bjsssss

Karin Filgueira disse...

Anaaaaaaaaaaaa... oiiiiiiiiii...
Sds de vc!!! Como vc está???
Puxa, há qto tempo não nos falamos, hein?
Correria daqui, correria daí... mas, enfim, aqui estou eu para matar as sds e tbm para, claro, visitar sua deliciosa cozinha!
Hummmmm... canjica... como resistir!
Delícia, hein?
Obg por compartilhar, viu?

Deus te abençoe e proteja, bjs pra vc e pra sua mamãe e passa lá no Meu Doce Lar pra tomar um cafezinho comigo! <3

Oslaine disse...

Ana, um ótimo fim de tarde para voce, fica com Deus!
Bjs

Simone Felic disse...

Que delícia , deu uma vontade de comer canjica ,é ótima sua dica de deixar até o dia seguinte , assim fica super macio , e faço assim, É bom sentir seu carinho ,beijinhos e boa semana .

Magda Carvalho disse...

Não conhecia a receita ;)
http://retromaggie.blogspot.pt/

Teresa Newman disse...

Hum o clima está pedindo canjica mesmo. Está ficou com cara de tudo de bom. Boa semana.

CARLINHA disse...

Nossa, adoro... Parece delíciosa, fiquei com vontade agora, hahahahaha!

Bjos, amore.

chuvadecamelias.blogspot.com.br

decorar e cozinhar disse...

ADORO CANJICA,faço sempre pois edu pouco toma leite
e ele adora canjica então ...
beijocas,sejamos gentil.
agora esse pratinho iria adorar fazer parte da minha coleção....rsrsrs
que meu endereço?!se sumir já sabe.
belo fim de semana.
beijocas,na mamis.