Ricota deliciosa e super simples de fazer...
Medidas: Kit de xícaras medida 250 ml.
Rendimento: 200 g a 220 g.
Fonte: Pitadinhas.
1 litro de leite
50 ml de vinagre branco ou de maçã
Aqueça o leite até 60 ºC, misture o vinagre e mexa rapidamente com um garfo somente para misturar de forma grosseira para que você possa formar grumos grandes na ricota, o que dificulta na hora de coar.
Após esfriar completamente, coe em um paninho de algodão, tipo fraldinha de pano de bebê, no caso como a Laurinha que disponibilizou a receita, coei em um perfex, forrei o fundo da peneira com o perfex e coloquei o líquido para escorrer.
Leve a geladeira dentro da peneira por 5 hs, não aperte e nem amasse, deixe escorrer naturalmente.
Bom apetite...
Observação: Não tempero minha ricota com sal, açúcar ou ervas, deixo com sabor neutro para que possa empregada tanto em receitas doces quanto salgadas.



13 comentários:
Hummmm que receitinha pra lá de boa Aninha! Eu sou apaixonada por ricota e essa é uma receita que não posso deixar de experimentar! Vou fazer com muito gosto! Desejo uma semana regada de alegrias pra vcs minhas queridas! Bjos!
Bom dia Aninha!
Eu sempre tive vontade de fazer ricota caseira mas achei que fosse complicado, apesar de ter visto outras receitas, a sua receita me conquistou, mais uma que levo do seu cantinho.
A sua receita ficou perfeita, arrasou!
Bjs, e ótima semana junto a sua família ♥
Bom dia Ana,
que linda a sua ricota, eu sempre faço em casa, o sabor da ricota caseira não se compara com as de compra, ótima receita!
Boa semana, bjs!
Sempre quis aprender a fazer queijos em casa Ana! Que linda ficou a sua ricota!
que delicia ter o proprio queijinho em casa né amiga parabens bjokas doces
Eu adoro ricota, mas não me atreveria fazer .
beijinhos e uma abençoada semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Adoro ricota caseira Ana.Já fiz em casa, mas a sua receita é diferente da minha e como gosto de provar e experimentar novas receitas, levo a sua com sua licença. Ficou linda sua ricota.Beijinhos, ótima semana
Ai nossa! Que bom aspecto, é impossível não ficar com vontade de provar. Receita perfeita :)
http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Oi Ana receita ótima bjs Rosinha
Amiga adorei de coração essa receita.
Aqui maridex na dieta e só pode comer ricota, vou experimentar.
Beijos
Oi Aninha, ricota caseira é mesmo uma delícia, bem mais saudável e saborosa que a industrializada.
Eu já experimentei também e amei...
Bjssss amiga e uma ótima tarde p/vcs
Wow, homemade ricota...thanks for sharing the recipe.
Have a wonderful week dear :D
Ana, eu amo ricota, é tão saudável, né? Nunca pensei que fosse tão simples fazer em casa! beijos
Postar um comentário