O bolo predileto de minha Mamis...
Medidas: Kit de xícaras medida 240 ml + kit de colheres medida.
Rendimento: 8 a 10 porções.
Fonte: Nice e Ana.
5 ovos
8 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de bolos (receita em Dicas e Medidas)
1 xícara (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 caixa de morangos, sem cabinho e cortado ao meio no sentido do comprimento
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite integral
2 colheres (sopa) de creme de arroz
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 + 1/2 barra de chocolate amargo
1/2 xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de rum ou conhaque
Preaqueça o forno 240ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda, reserve.
Na batedeira, coloque o açúcar peneirado, as gemas e a margarina, bata por 3' até obter um creme esbranquiçado, acrescente a farinha de bolos peneirada alternando com o leite, bata por mais 3', agora acrescente o fermento em pó peneirado e misture por 30'', desligue a batedeira.
Bata as claras em neve e acrescente à massa com o auxílio de uma espátula, misture de baixo para cima com muita delicadeza, despeja a massa na fôrma reservada e leve ao forno por cerca de 30', faça o teste do palito. Deixe o bolo esfriar completamente na fôrma em cima de uma gradinha, ele irá começar a soltar das bordas da fôrma.
Em uma panelinha, misture o leite condensado, o creme de arroz dissolvido no leite e leve ao fogo até engrossar, desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha, coloque em uma tigela e cubra com filme plástico bem rente ao creme para que não crie crosta, reserve.
Em uma panelinha misture a água, o açúcar e a bebida e leve ao fogo até levantar fervura, conte 10', desligue o fogo e deixe esfriar.
Em uma panelinha, em banho-maria, derreta o chocolate juntamente com o leite, reserve.
Desenforme o bolo no prato de servir, corte-o ao meio, retire a metade de bolo da parte superior e molhe com metade da calda a massa da parte inferior, distribua o creme de leite condensado em cima da parte inferior do bolo e por cima espalhe os morangos cortados, cubra com a outra metade de bolo e molhe com o restante da massa.
Cubra com a cobertura de chocolate, o ideal é fazê-lo 1 dia antes de do dia em que for servir, ele fica mais saboroso, conservar em geladeira até o final de seu consumo.
Bom apetite...


8 comentários:
Bom dia Aninha!
As fotos estão lindas e a receita é nota 10! Combinação perfeita de ingredientes, arrasou!
Bjs, ótimo fds junto a sua família ♥
Oi Ana,
Lindo e delicioso bolo. Não é à toa que ele é o preferido da sua mãe.
Bj,
Lylia
Oi Aninha!!!!
Cheguei numa hora boa, hein? Sobrou um pedacinho de bolo pra mim? rsrs
É claro que você pode participar do sorteio, mesmo sem ter Facebook!!!
Vou ficar esperando sua inscrição, ok?
Beijos e ótimo dia pra ti!!! =)
Oi Aninha!
Mamis sabe mesmo escolher o que é bom né não? kkk
Esse bolo deve ser delicioso. Adorei a dica da farinha de bolo, eu não conhecia.
Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs
Ô delicia de se babar , adoro este bolo.
beijinhos e bom fim de semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
oi Ana levando essa fatia para o café da tarde rsrsr bjs Rosinha
Parabéns !!! Seu bolo ficou divino!!!! Adorei a receita!!! Beijinhos
Oh meu Deus mas que bolo mais apetitoso
tarasemanias.pt
Postar um comentário