Dicas & Medidas

Resolvi desenvolver essa página Dicas pelo fato de eu Ana ser alérgica à alguns tipos de substâncias que podem estar contidas em alguns alimentos e temperos prontos (tipo corantes artificiais, gordura vegetal hidrogenada, glutamato monossódico (realçador de sabores), castanha de caju, etc e tal..., então quando a receita pede algum desses produtos eu adapto a receita, não uso ou  produzo de forma natural esse ingrediente para colocar em minhas receitas, por exemplo caldo de legumes (eu não posso usar o industrializado, ou seja, tabletes, potinhos ou líquido), então aqui você tem a receita de um caldo caseiro.

  • Açúcar, nós usamos em geral açúcar refinado, caso viermos a utilizar outro tipo de açúcar, o mesmo será especificado na receita geralmente entre parênteses (...).
  • Açúcar Mascavo, lembrar de sempre apertar bem na xícara, no momento da medição, antes de adicionar à receita.
  • Abobrinha Italiana e Berinjela: para retirar o amargor de ambas (seja em rodelas, fatiadas ou em cubos) antes de utilizar em sua receita,  salpique sal sobre as mesmas (em seu interior, cortadas em cubos, rodelas ou fatiadas) e deixe em um refratário por 1 hora, depois é só lavar em água corrente, secar em papel toalha, espalhar novamente a abobrinha ou berinjela no refratário seco e untado com azeite ou assadeira seca e untada e levar ao forno preaquecido (200ºC) para que assem e assim evitar que ambas criem muita água na hora de empregar em sua receita, após esse processo siga sua receita normalmente.
  • Buttermilk, preparação: para cada 1 xic. de leite, acrescente 1 col. de sopa de vinagre branco, misture em uma vasilhinha e deixe descansar sem mexer por 10', utilize após o descanso. 
  •  Cacau, temos preferência pelo de caixa sem adição de açúcar.
  • Calda de Chocolate Vapt Vupt para Bolos: em uma panelinha coloque ½ xic. chá de leite (desnatado ou integral), 1 col. sopa de margarina, 2 col. sopa de açúcar e 4 col. sopa de chocolate em pó, leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando por derca de 15' até engrossar. 
  • Calda Caramelada para Pudim : 1 xic. chá de açúcar, 1/2 xic. chá de água fervente. Em uma panelinha, fogo baixo coloque o açúcar e deixe derreter completamente, quando isso acontecer com cuidado acrescente a água fervente e mexa esporádicamente até derreter todos os torrões de caramelo em fogo baixinho, essa calda é um pouco mais líquida, despeje na fôrma desejada e caramelize a mesma.
  • Calda de Caramelo Ultra Rápida, 1 xic. (chá) de açúcar, 2 col. (sopa) de margarina e 2 col.(sopa) de creme de ricota. Em uma panela em fogo baixo derreta o açúcar completamente, adicone a margarina e mexa mais um pouquinho, desligue o fogo adicione o creme de ricota e mexa até desmanchar, depois aplique em sua receita.
  •  Calda de Caramelo com Gengibre,  2 xic. (chá) de açúcar, 1 col. (chá) de gengibre ralado, 3 col. (sopa) de  margarina comum, 1 lata de leite condensado, 1/2 xic. (chá) de água quente, em uma panela, derreta o açúcar e deixe dourar um pouco. Misture o gengibre, a manteiga e o leite condensado. Sem mexer e no fogo brando, deixe ferver até formar uma calda espessa. Desligue o fogo e misture a água. Deixe esfriar.
  •  Caldo Caseiro de Legumes, Carne, Frango, Peixe ou Camarão, em uma panela coloque 1 litro de água, 1 cenoura pequena em rodelas, 1/2 cebola cortada, 2 dentes de alho, páprica, sal e pimenta do reino à gosto, leve a panela ao fogo baixo por 20', ou até que a cenoura fique macia, caso o caldo seja de sabor específico, basta colocar um pedaço pequeno de carne, frango, peixe (cabeça) ou casquinhas de camarão junto com o restante dos ingredientes (despreze os pedaços de carne, frango, peixe ou casquinhas de camarão, logo após retirar o caldo do fogo), deixe esfriar, bata no liquidificador e coe, está pronto para utilizar, se quiser pode congelar em um recipiente ou em caçambas de gelo. 
  •  Coco, quando utilizamos dentro da receita, por exemplo na massa de um bolo, usamos o coco seco sem adição de açúcar, caso seja necessário hidratar, escaldar ou usar coco fresco especificaremos na receita e no caso do uso como enfeite de bolos, tortas e etc, usamos o coco em flocos adoçado.
  •  Chocolate em Barra para ganache, coberturas e etc, preferimos o meio amargo, se for outro tipo de chocolate estará especificada entre(...).
  •  Claras, podem ser congeladas em um recipiente que prórpio para ir ao freezer, e para descongelar, coloque-as na geladeira até que descongelem. 
  • Calda para Molhar Bolos, se não estiver especificado na receita a calda básica é: 1 xic. de 240ml de água, 3 col. de sopa de açúcar e 2 col. de sopa de rum ou conhaque, levar ao fogo baixo em uma panelinha e deixe ferver por 10', deixe esfriar  para utilizar.
  • Creme de Confeiteiro Rápido, esse creme pode ser usado para recheio de bolo, crepes, sonhos e etc e tal..., no liquidificador coloque 500ml de leite, 3 col. sopa de farinha de trigo, 1 gema e 1/2 xic. de chá de açúcar, (se desejar fazer esse creme no sabor chocolate, adicione 3 col. de sopa de chocolate em pó), bata por 1', despeje em uma panelinha e acrescente 1 col. de sopa de margarina, leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar, cerca de 10', retire do fogo e adicione 1/2 col. de sopa de essência de baunilha, deixe esfriar e empregue em sua receita.
  • Espinafre, para utilizar o espinafre em refogados, recheio de esfiha, canelone, sem que ele solte água, basta lavar bem todas as folhinhas, escorre-las e colocá-las em uma tigela, com as pontas dos dedos vá macerando essas folhas até que elas reduzam de volume, elas ficarão bem verdinhas e irão soltar um líquido verde, esprema as folhas nas palmas das mãos para que saia todo o líquido e coloque em outro recipiente, depois é só empregar em sua receita.
  • Farinha de Bolos, preparação: para cada 1 xic. de farinha de trigo, adicione 2 col. de sopa de amido de milho, atenção no momento da medição coloque  primeiro na xícara as colheres de amido de milho e depois complete com a farinha de trigo.
  • Farinha com Fermento, preparação: para cada 1 xic. de farinha de trigo comum adicione 1/2 col. chá de sal e 1 col de chá de fermento em pó, no momento do preparo da farinha coloque o sal e o fermento primeiramente na xícara e depois complete com a farinha.
  • Fermento Biológico, usamos o Biológico Instantâneo de sachê (10g), agora já existe um específico para Massas Doces (10g).
  •  Fôrmas de Bolo, em nossas receitas se não houver uma especificação são untadas com margarina ou manteiga e untadas com farinha de trigo.
  •  Fôrmas de Brownie, elas devem ser cobertas com papel alumínio ou papel manteiga, lado brilhoso do papel alumínio para dentro (a massa fica em contato com o lado brilhoso), untadas com margarina ou manteiga.
  •  Iogurte Natural, usamos em geral o integral, copo de 200g.
  •  Leite, usamos o integral em caixa ou em pó, se for em pó, coloque sempre o leite em pó dentro da xícara antes de preparar a medida do leite, ex: 1 xic. de leite, coloque as 2 col. de sopa de leite e complete com a água.
  • Leite Condensado Caseiro: 1 copo grande (250ml) de leite em pó integral + 1copo grande de açúcar + 1 col. (sopa) de margarina sem sal + 1/2 (125ml) copo de água morna, bater tudo no liquidificador por cerca de 3' a 5' e empregar na sua receita.
  • Leite de Coco Reduzido, colocar uma garrafinha de leite de coco (200ml) ou mais dependendo da quantidade que a receita pede em uma panelinha e levar ao fogo baixo por 15' a 20', olhando sempre pois o leite sobe e pode derramar no fogão, deixe engrossar, espere esfriar para utilizar, uma dica, quando for usar faça de um dia para o outro e guarde em um recipiente fechado na geladeira, essa receita tem rendimento de 1/2 xic. de chá.
  • Margarina, nossas receitas no geral são feitas com margarina ao invés de manteiga, sempre tem específicado entre (...)
  • Molho Branco Básico, em uma panelinha coloque, 1+ 1/2 colher de sopa de margarina, dissolva em uma tigelinha 3 colheres sopa de farinha de trigo em 2 xícaras (chá) de leite e sal a gosto, acrescente a mistura à panelinha, leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar, adicione noz moscada à gosto, misture bem, desligue o fogo e adicione 1/2 xícara de chá de parmesão ralado e aplique em sua receita.
Dica: Cuidado com o sal, pois a receita já contém parmesão ralado (eu particularmente não adiciono sal à esta receita), se quiser um molho mais chique, basta acrescentar após retirar do fogo uma caixinha de creme de leite, ou 4 col. sopa de creme de ricota ou até mesmo um copinho de requeijão, fica à seu gosto.
  • Purê de Maçãs (Applesauce), 8 maçãs, sendo 6 sem cascas e sementes e 2 com casca e sem sementes, 1 xícara de suco de maçã, 1 colher de sopa de suco de limão coado, 1 colher chá de canela em pó e 1 pitada de noz moscada. Pegue as duas maçãs com casca e sem sementes e bata no liquidificador com 1 xícara de chá de água, coe e reserve. Misture todos os ingredientes em uma panela com o suco de maçã e leve ao fogo baixo, por cerca de 40', tampe a panela e mexa de vez em quando, cuidado pois espirra muito, depois do tempo de cozimento e das maçãs estarem cozidas, amasse-as com um garfo, deixe esfriar para utilizar.
  • Aqui vocês podem observar as medidas de nossas receitas que sempre são dadas no início das posts, mas para facilitar ainda mais o preparo de suas delícias, iremos postar algumas delas, como medidas de nossas xícaras e colheres por exemplo, sendo que continuaremos especificando-as nos posts das receitas.
Lembramos que nossas medidas não são padronizadas perfeitamente (tipo de chef), são feitas para o dia a dia de seu lar, para que vocês que nos prestigiam possam fazer suas delícias sem perder sua receita e com perfeição, seria um carinho especial com nossos leitores, pois aqui vos falam pessoas que já passaram perrengues com receitinhas que não deram certo por medidas erradas que nos levaram ao disperdicio. 

Quando for especificado na receita 1 copo americano de algum ingrediente , significa que a medida do copo corresponde a 250 ml.
Xícaras Medidas 240ml
1 xícara - 240ml
3/4 xícara - 180ml
2/3 xícara - 160ml (12 colheres de sopa)
1/2 xícara - 120ml
1/3 xícara - 80ml
1/4 xícara - 60ml

 Xícaras Medidas 250ml
1 xícara - 250ml - 8oz
3/4 xicara - 185ml - 6oz
1/2 xícara - 125ml - 4oz
1/3 xícara - 90ml - 3oz
1/4 xícara - 75ml - 2oz

Essas medidas são aproximadas, para nossa receitas sempre darem certo.
  
Colheres Medidas 15ml
1 colher de sopa - 15ml
1/2 colher de sopa - 7,5ml
1/3 colher de sopa - 5ml
1 colher de sobremesa - 10ml
1 colher de chá - 5ml
1/2 colher de chá - 2,5ml
1/4 colher de chá - 1,25ml
Nice e Ana.